TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Verônica Rodrigues Pacheco

Vladimir Araujo

Tiago Cezar de Carvalho

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Marketing (CMA0019) – Prática do Módulo I

29/06/12

RESUMO

Utilizamos o método de prática real para exemplificar a importância dos investimentos por parte das empresas na área social e ambiental e como esses investimentos podem trazer grande benefício para as mesmas. Citamos aqui como exemplo a organização Bradesco, que como pudemos constatar tem feito muitos investimentos nessa área.

Palavras-chave: Ética. Responsabilidade Social. Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Veremos ao longo do trabalho o exemplo de uma empresa cuja gestão tem seu foco principal no desenvolvimento sustentável e qual o impacto disso no seu crescimento e desenvolvimento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ÉTICA

Segundo o Dicionário Michaelis, UOL, 2009, ética é a “parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade”. De uma forma bem simplificada, podemos dizer que é um conjunto de normas, formais e informais, que orientam a conduta e o comportamento apropriados para que convivamos bem em sociedade.

2.2 CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Durante a pesquisa que realizei sobre o tema, a definição mais interessante que encontrei para o termo “Responsabilidade Social” foi a seguinte: "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais”. (GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).

2.3 ORGANIZAÇÃO BRADESCO

Escolhemos o Bradesco para essa pesquisa por ser uma grande empresa que investe altamente na área social no nosso país. Identificamos ações de preservação e conscientização em praticamente todos os setores visitados e pesquisados da organização.

Através de visitas a algumas agências do banco, pudemos ver que a idéia de responsabilidade social é trabalhada pela área de gestão de pessoas em cada funcionário, desde o seu ingresso na empresa. Pequenos gestos como apagar as luzes que não estão sendo utilizadas ou imprimir somente o que for realmente necessário podem e fazem uma enorme diferença, e gostei muito do modo como a empresa incentiva essas atitudes: todos os anos os funcionários recebem um abono que é a Participação nos Lucros (PLL), e o cálculo desse abono é feito individualmente em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com