TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA LEGAL

Projeto de pesquisa: ÉTICA LEGAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

1. ÉTICA

O vídeo em questão relata: “A ética não é parte do nosso pacote ao nascermos. Ela é construída ao longo da nossa vida de acordo com a sociedade da qual fazemos parte.”

Podemos entender que o comportamento de cada pessoa está ligado diretamente com a forma em que foi educado e em qual tipo de sociedade em que cresceu, fator sócio econômico, a cultura, para que desta forma venha ter uma boa conduta ou não.

Ser ético é ter caráter é ter um comportamento aceitável pela sociedade, e essa construção do caráter vai depender do meio de convivência de cada um. Nos dias de hoje podemos observar que não existe muita preocupação entre a família ou até mesmo na sociedade para formar cidadão que tenha bom senso, que seja honesto, que tenha cortesia, que tenha gentileza, a bagagem sempre vem faltando um ou alguns desses componentes importantes para construção de uma sociedade unida e de valores, hoje estamos convivendo com muito individualismo, pessoas que vivem na correria do dia a dia, pois o sistema em que vivemos nos obriga assim agir e sem tempo disponível sem perceber transferimos para as escolas a responsabilidade da educação de nossos filhos, queremos responsabilizar o governo por tudo que acontece na sociedade, é lógico que não podemos isentar o Estado, que por sua vez tem sido negligente, mas, nunca podemos esquecer que a nossa participação tem que ser ativa. Quando vezes buscamos na sociedade a valoração de atos, observando o que a sociedade aprova, e tomamos estas decisões muitas vezes sem questionar o porquê. Agimos por força do hábito, do costume. Deixamos de criticar e de tentar compreender o sentido, a razão, e decidimos de acordo com a aprovação da sociedade porque sempre foi assim, deixando desta forma de ser éticos. Há uma inversão de valores na sociedade, achamos inteligente e esperto, aquele que leva vantagem em tudo e otário o que é honesto. É como diz Bauman, vivemos em um tempo que escorre pelas mãos, um tempo líquido em que nada é para persistir. Não há nada tão intenso que consiga permanecer e se tornar verdadeiramente necessário.

Quando olhamos para a vida pública percebemos que a ética tem surtido pouco ou nenhum efeito por lá. Não há mais diferença entre: eu quero, eu posso ou eu devo. A escolha é a primeira opção, desobedecem às regras, as leis, os códigos éticos, sendo corruptos, deixando o povo desacreditado do governo. Infelizmente muitos não dão valor a ética e o bom senso, sendo individualistas, pensando no seu próprio bem.

Deparamos com injustiças dia após dia, como: preconceito sexual, o preconceito racial, o jeitinho brasileiro, a exploração do trabalhador, a desigualdade sócio-econômica, etc. Mas, os dias vão passando e vamos nos acostumando com a miséria, já achamos natural a injustiça, acostumados a conviver com os engravatados, e ver os mendigos nas ruas, e não conseguimos questionar o porquê dessa desigualdade social.

2. ÉTICA JURÍDICA

Ética Jurídica é um conjunto de regras de conduta que regulam a atividade jurisdicional visando à boa prática da função, bem como a preservação da imagem do próprio profissional e de sua categoria. A ética jurídica e, formulada a partir da prática profissional do direito.

Os deveres dos advogados estão estabelecidos no código de ética e disciplina, ato administrativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com