TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Por:   •  15/9/2016  •  Artigo  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                FACHASUL – FACULDADE DE CHAPADÃO DO SUL

RAIANE CATELINE RIBEIRO

ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

CHAPADÃO DO SUL

2015

RAIANE CATELINE RIBEIRO

ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto de Iniciação Cientifica, sob a responsabilidade da Profª. Me. Sandra C. Mioto Gouvêa do Curso de Administração da Fachasul – Faculdade de Chapadão do Sul / MS.

CHAPADÃO DO SUL

2015

INTRODUÇÂO

Este trabalho busca expor a necessidade da ética nas relações de trabalho para o projeto de iniciação cientifica.

A ética é de suma importância para empresas que pretendem melhorar seu desempenho na produção, pois gera integração entre seus funcionários e principalmente motivação, estimula o compromisso entre todos os envolvidos, agrega valores e fortalece a imagem da organização.

Este comportamento ético não favorece apenas as empresas, trás inúmeros benefícios ao profissional que o pratica, transformando-o no diferencial para o mercado de trabalho. Não basta apenas ter conhecimentos da atividade a ser exercida, necessita-se de algo a mais, e a ética vêm justamente para completar este colaborador.


JUSTIFICATIVA

- antecedentes científicos e dados que justifiquem a pesquisa (MENCIONAR OUTRAS PESQUISAS E PONTUAR QUAL A RELEVÂNCIA DA SUA PESQUISA)

- descrição dos propósitos (PORQUE VOCÊ QUER PESSQUISAR SOBRE ESSE ASSUNTO?).

A ética é um tema interessante, porém difícil de ser aplicada, depende muito da consciência de cada um, ninguém pode obrigar o próximo a ter ética, ainda mais a profissional, onde a competitividade por cargos, por maiores vendas é muito grande. No entanto a ética é muito importante para o equilíbrio da empresa e respeito com todo profissional.


PROBLEMA

Como conscientizar os funcionários de uma indústria e comercio de alimentação animal que a ética é necessária e importante nas relações de trabalho?


OBJETIVO

Objetivo Geral:

        Entender como funciona a ética dentro de uma indústria e comercio de alimentação animal, como deveria ser aplicada, fiscalizada.

Objetivo Específico:

  • Conhecer a definição de ética;
  • Compreender sua importância;
  • Entender sua relação com o ambiente de trabalho 
  • Descobrir seus pontos positivos dentro da empresa se ela for aplicada corretamente.


METODOLOGIA

A metodologia deste trabalho será realizada através de pesquisa descritiva na qual envolve a coleta de dados através de questionários que serão realizados com funcionários de todos os setores de uma indústria e comercio de alimentação animal.

Também recolher informações de pesquisas bibliográficas e de pesquisas na internet.

Analisar todo conteúdo coletado e através dele elaborar o projeto científico.


ÉTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Antes de começarmos a falar sobre ética nas relações de trabalho é importante saber o que a ética. Ela está ligada à conduta de cada um, seus costumes, que se relacionam com a distinção entre o bem e o mal. Dizer que uma pessoa é ética é dizer que ela tem boa índole e caráter.

 Diante disso Merculino (2009, p. 66) descreve que:

A formulação deste juízo pressupõe uma série de critérios que a pessoa vai adquirindo desde a infância por seus pais, pelo sistema escolar, pela religião, pelos meios de comunicação, pela vida, enfim; por exemplo, quando alguém se defronta com a possibilidade de levar uma toalha de um quarto de hotel, “a consciência” o avisa de que roubar é errado. [a]

A ética profissional, ou ética nas relações de trabalho, trata-se de várias normas éticas reunidas para formar a consciência do profissional, sendo necessário na execução de qualquer atividade, segundo Merculino (1991 apud FRANCO, 2009, p. 32) “a ética é condição essencial para o exercício de qualquer profissão”.  

Essa conduta é tão importante para as relações de trabalho, pois se trata do respeito com o próximo, imagine trabalhar em um ambiente onde a falta de respeito habita, a empresa pode até cumprir o seu papel, porém funcionará com os funcionários desmotivados e provavelmente seu rendimento diminuirá, então se o ambiente pode se tornar agradável e o rendimento dos funcionários aumentar, por que não fazê-la uma obrigação?

Cada organização tem uma percepção diferente sobre a ética profissional, na qual toda deveria investir para a elaboração do código de ética interno[b], para ser apresentada ao colaborador assim que ele é contratado e ser exigida a partir daquele momento. Desta forma afirmou Merculino (1997 apud MAXIMIANO, 2009, P.34), “códigos da ética fazem parte dos sistemas de valores que orientam o comportamento das pessoas, grupos e das organizações e seus administradores”. Ou seja, cada ser humano tem uma percepção diferente sobre o que é ético, então é importante que a empresa invista na elaboração do código de ética interno, para dar um norte para seus colaboradores. Toda organização deveria transmitir seus princípios éticos para os funcionários através de palestras ou até discussões em grupo, para maior absorção da norma. Não se pode cobrar algo que não foi passado com antecedência para o conhecimento de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com