TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética - Adolfo Vasquez

Artigos Científicos: Ética - Adolfo Vasquez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO I – OBJETO DA ÉTICA

1. Problemas morais e problemas éticos

Existem alguns tipos de problemas os quais podem afetar de um indivíduo até uma nação inteira, problemas os quais a incumbência fica voltada a algumas pessoas, em sua função de fazer ou deixar de fazer algo de modo imparcial, sendo apenas regidos pelas normas da moral.

O comportamento prático-moral muda de época para época e de uma sociedade para outra. Com o passar do tempo, esse comportamento veio adquirindo a qualidade de teoria moral, sendo assim objeto de estudo e reflexão, quando se verifica essa passagem, que coincide com o início do pensamento filosófico, estamos na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.

Esses problemas éticos são caracterizados pela sua generalidade, ou seja, com a ajuda de uma norma estes são reconhecidos como bons ou moralmente valiosos. Na ética não há uma norma de ação para cada situação esta seria um problema prático-moral, a ética investiga o conteúdo do bom e não o que cada indivíduo deve fazer, mas o significado de bom, muda de teoria para teoria, sendo às vezes a felicidade, o prazer, o útil, o poder, etc.

Juntamente com esse problema central, colocam-se também outros problemas éticos fundamentais, tais como o de definir a essência do comportamento moral e a diferença de outras formas de comportamento humano, esse problema nos leva a outro, o da responsabilidade. Se fala em comportamento moral quando o sujeito é responsável pelos seus atos.

Os problemas éticos teóricos e práticos, no terreno moral se diferenciam, mas as soluções dos primeiros influem na colocação da solução dos segundos devendo haver uma reflexão para que a teoria especule de modo efetivo o comportamento do homem.

Os problemas éticos se diferenciam dos morais devido a sua generalidade, portanto pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. A ética rejeita o comportamento egoísta como moralmente válido, deve ser feito em prol do bem da sociedade, visando o que é moralmente válido.

Devido aos excessos normativistas das éticas tradicionais, nos últimos tempos procurou-se limitar o domínio da ética aos problemas da linguagem e do raciocínio moral, renunciando-se a abordar questões com a definição do bom, a essência da moral, o fundamento da consciência moral, etc. Colimando o comportamento humano como compreensão racional de um aspecto real.

2. O campo da ética

Certamente, o estudo de muitas éticas tradicionais parte da idéia de que a missão do teórico neste campo é dizer aos homens o que devem fazer, como fazer, lhes ditando as normas ou princípios pelos quais devem pautar seu comportamento. O ético transforma-se assim, numa espécie de legislador do comportamento moral do indivíduo ou da comunidade.

Mas a função fundamental da ética é a mesma de toda as demais teorias: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada circunstância, elaborando conceitos correspondentes.

Formular normas e princípios universais de moral, desconsiderando a experiência e formação histórica, afasta a teoria ética da realidade que ela deveria

3. Definição da ética

Como os problemas teóricos morais nao se confundem com os práticos, também não se pode confundir ética com moral. A ética não cria a moral. A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e partindo delas procura encontrar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

A definição indica o caráter científico desta disciplina, ou seja, corresponde à necessidade de uma abordagem científica dos problemas morais.

A ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com