TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Moral / Personalidade E Percepção

Monografias: Ética E Moral / Personalidade E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Ética

Ética é caráter, uma pessoa ética é uma pessoa de caráter, como por exemplo, uma pessoa ética é uma pessoa honesta, uma pessoa de princípios morais, apesar de a ética ser com frequência princípios de leis, ética não é uma lei, a ética pode ser uma lei sim, porém uma lei construída por nós mesmos, respeitar, agir com honestidade, a ética não pode ser confundida com lei, pois uma atitude antiética não leva uma pessoa à prisão dependendo da gravidade e a lei deve ser cumprida a risca.

Moral

Moral são regras adquiridas ao decorrer de nossas vidas como, por exemplo, nossa religião, cultura, costumes etc. São regras que nos orientam ao nosso comportamento. Moral é definida pelo nosso modo de agir, nosso moral é como nossa porta de entrada, é o que nos torna uma pessoa melhor perante a sociedade. Os princípios morais são valores universais que geram uma boa conduta e relações harmoniosas.

Ética e Moral

Ética e Moral são relacionados, porém são diferentes, pois na moral é fundamental obedecer a normas, mandamentos culturais, religiosos etc. A ética busca frisar o modo de viver e os pensamentos humanos.

Os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade social e pessoal de alguém é chamado Personalidade.

Há quatro tipo de teorias da personalidade, são elas:

TEORIA DOS TRAÇOS: é baseada na visão segmentada, cartesiana, que para entender os individuos literalmente é preciso que seja segmentado alguns padrões de comportamento com muitos traços observáveis.

TEORIA PSICODINÂMICA: Segundo Freud, o comportamento enfatiza especialmente o incosciente humano como determinante. Existem três elemntos como resultante da interação: o id, o ego e o superego.

TEORIA HUMANISTA: Carl Rogers é o grande idealizador desta teoria, acreditava que “em tornar-se tudo aquilo que eles têm condições de vir e ser”, seria pelo fato de os homens terem um impulso interno visando sua auto-realização.

ABORDAGEM INTERATIVA: Nesta teoria temos que focar, nas variáveis situcionais e na pessoa como um todo contribuindo para as causas do comportamento.

Melhor Compreendimento as Teorias da Personalidades e sua Apliacação na Organização

Segundo Carl Jung, que desenvolveu a noção de que as pessoas são diferentes umas das outras porém fundamentalment semelhantes, ele diz que existe dois tipos em que a população se encaixa, em extrovertido e introvertido, também identificando dois tipos de percepção (sentido e intuindo) e julgamento (pensando e sentindo), neste caso percepção é como reunimos e julgamento quando tomamos decisões.

Interpretação e organização em suas impressões sensoriais, aquisição, seleção e organização das infromações obtidas pelos sentidos é chamado Percepção. Em contrapartida temos a concepção, onde estão inclusos nossos valores, a nossa experiência, back-ground cultural, necessidades e motivações e os conhecimentos adquiridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com