TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Responsabilidade Social

Trabalho Escolar: Ética E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Responsabilidade Social

Houve um grande aumento de negócios e tecnologias fazendo com que informações se espalhem rapidamente. Sendo assim, as empresas ficaram mais competitivas tendo que investir em processos para obter diferenciais competitivos. As empresas atualmente além de estarem atentas as suas responsabilidades econômicas e legais, precisam também estar atentas as responsabilidades sociais e éticas. Ética e responsabilidade social é distinguir o certo do errado e fazer o certo sendo um bom cidadão corporativo.

A definição de responsabilidade social formal é uma estratégia visando lucro e desenvolvimento. Isso depende da conscientização dos consumidores em adquirir produtos que não atinge o meio ambiente e valorize aspectos éticos.

Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A organização nesse sentido, assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que não diretamente vinculadas as suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos. Assim, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

A responsabilidade social é uma decisão para que o meio ambiente não seja atingido e empresas devem dar apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua. Mas, apenas isso não basta, é preciso satisfazer consumidores, investir no bem-estar de funcionários com um ambiente saudável, dar retorno aos acionistas, ter interação com seus parceiros e realizar comunicações transparentes.

São cinco os tipos de grupos beneficiados com a responsabilidade social; clientes, funcionários, competidores, fornecedores e outros com que a empresa tenha transações comerciais. Mas segundo Peter Blau e W. Richard Scott dentro dessas categorias a empresa deveria escolher uma como fundamental, a que seria razão para a existência da empresa, pois outras causam apenas despesa.

A ética é a atividade prática e política, um comportamento positivo ou negativo por cidadãos. São valores que governa o comportamento de uma empresa ou grupo com respeito ao que é certo ou errado, estabelecendo padrões sobre o bom ou ruim na tomada de decisão e conduta. Envolvendo normas e padrões a ética afeta lucros, credibilidade de organizações até a economia global.

Se um gerente é acusado de mentir, enganar ou mesmo roubar a culpa é colocada nele ou a situação da companhia. As pessoas dizem que fazem escolhas éticas por causa de sua integridade, mas as práticas comerciais éticas ou não refletem valores, atitudes do comportamento da cultura da organização. Sendo assim, a ética é pessoal e organizacional.

Portanto ética e responsabilidade social já não é mais uma opção é questão de sobrevivência da empresa, existe a necessidade destes valores. Sem estes princípios é inviável a organização social, estes são na verdade a alma do negócio. O mercado globalizado pressiona para que empresas de auto-analisem continuamente.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com