TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Responsabilidade Social

Exames: Ética E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  4.775 Palavras (20 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de pesquisar sobre as questões éticas e da responsabilidade social das organizações. As organizações têm se preocupado em resgatar valores éticos e em desenvolver ações voltadas para questões sociais. A mídia de negócios, os dirigentes de grandes empresas, com frequência, têm enfocado a importância da ética empresarial e da responsabilidade social como fatores competitivos para as empresas.

Ao questionarmos o porquê desta preocupação com a ética e a responsabilidade social nas empresas, devemos analisar o cenário atual das empresas. Hoje, a sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem consciência da efetividade de seus direitos.

Portanto, exige-se das empresas uma nova postura que explicite suas preocupações com questões sociais (responsabilidade social) e com a ética. Neste sentido, essa nova postura das empresas implica em uma nova realidade de atuação das relações públicas. É necessário que a comunicação das organizações reflita este novo ambiente empresarial.

1 O QUE É ÉTICA?

A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente, é o estudo da ação - práxis. Ao lado do estudo sobre o "conhecimento" - como a ciência, ou a lógica - e do estudo sobre o "valor" - seja ele artístico, moral, ou científico - o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo.

A palavra ética tem origem no termo grego ethos, que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Impulsionado pelo crescimento da filosofia fora da antiga Grécia o conceito de ethos se proliferou pelas diversas civilizações que mantiveram contato com sua cultura. A contribuição mais relevante se deu com os filósofos latinos. Em Roma o termo grego foi traduzido como "mor-morus" que também significava "costume mor" ou "costume superior". É dessa tradução latina que surge a palavra "moral" em português.

No decorrer da história do pensamento a ética se tornou cada vez mais um assunto rico, complexo e abrangente. Com a expansão da filosofia, e em especial o pensamento sobre a ação, foi preciso distinguir os termos ética e moral. No século XX o filósofo espanhol Adolfo Sánches Vásquez cria uma famosa diferenciação entre os dois conceitos. Para ele o termo moral se refere a uma reflexão que a pessoa faz de sua própria ação. Já o termo ética abrange o estudo dos discursos morais, bem como os critérios de escolha para valorar e padronizar as condutas numa família, empresa ou sociedade.

Figura 1

Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php/?n_link=revista_artigos

_leitura&artigo_id=13041&revista_caderno=8>

1.1 MORAL

Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano. A Ética é a ciência da moral – estuda para extrair princípios e regras universais aplicáveis a toda conduta humana (grupo humano). Direito – Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas.

1.2 VALORES ÉTICOS E SEUS PRINCÍPIOS

Quando falamos em "valores éticos" estamos nos referindo às formas como as pessoas se posicionam no mundo em que vivem e como se relacionam umas com as outras. Logo, é preciso estabelecer as dimensões da pessoa que podem ser considerados como valores éticos. Alguns deles são indispensáveis e insubstituíveis: justiça, liberdade, honestidade, amor, prudência, responsabilidade, sinceridade e respeito.

A justiça pode ser resumida como um profundo respeito pelas pessoas e por seus direitos. Pode-se ir além do que determinam as leis e as convenções sociais, mas é preciso dar especial atenção à própria dignidade. Isto só é possível através da honradez e da decência.

Deve-se também considerar as diferenças entre "valores éticos" e "princípios éticos". O valor ético é o respeito por dar a cada um o que é seu por direito. O princípio ético é a consciência da obrigação de ser justo, respeitar todas as determinações legais e fazer todo o possível para garantir às outras pessoas os direitos fundamentais à vida, à liberdade e à dignidade. A ética é, então, o resultado da soma entre os valores e os princípios éticos.

Neste caso, o sentido de "justiça" aglutina os outros valores considerados indispensáveis e insubstituíveis. Afinal, para ter direito à liberdade, cada pessoa precisa respeitar os direitos das demais como seres livres e capazes. Só pode ser considerado honesto quem demonstrar firmeza em seus propósitos de justiça. Só demonstra amor quem respeita a liberdade alheia. Só demonstra prudência quem opta pelo que é necessário escolher e pelo que é preciso evitar. Só demonstra responsabilidade quem assume os benefícios da mesma forma como assume os problemas causados por sua própria condição. Só revela sinceridade quem tenta evitar auto avaliações incorretas e falsos testemunhos. Só demonstra respeito quem reconhece os direitos alheios. Assim, só demonstra senso de justiça quem age de todas estas formas.

Só será possível, portanto, regular e fiscalizar esses desvios de conduta, que corrompem os valores e relacionamentos da sociedade, seja no cotidiano da empresa ou de qualquer outro ramo de atividade, por meio do desenvolvimento dos princípios éticos citados anteriormente.

1.3 LIBERDADE

A liberdade é uma característica central da ética, apesar disso nem sempre ter ocorrido. No auge do poder da teoria dos valores éticos antigos não estava presente a liberdade, e sim a felicidade. A liberdade só veio a conquistar um papel importante na ética quando teve essa mesma importância na realidade.

Hoje em dia, a sociedade passa por uma nova ordem social e econômica, que é caracterizada pelo consumismo, e assim o homem já pôde escolher seu lugar no mundo e, desse modo, estabelecer seus costumes e normas, o que elimina a possibilidade de uma criação de regras, ou um código de costumes.

1.4 HONESTIDADE

A honestidade é a qualidade de ser verdadeiro, não mentir, não fraudar ou enganar. É a honra, de uma pessoa ou instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com