TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Sua origem

Por:   •  14/8/2015  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

ÉTICA

Ética é uma palavra que vem do grego “ethos”, sendo uma área da filosofia que estuda assuntos morais, o que pertence ao caráter.

Através da visão da filosofia a ética é uma ciência que aborda valores e princípios de determinada sociedade ou grupo.

A ética abrange princípios e valores que orientam as ações do ser humano, traz o bom funcionamento e equilíbrio da sociedade. Sua construção está alicerçada pela sociedade com base em valores culturais e históricos.

Além de existir os princípios que orientam a conduta dos seres humanos, é possível que em uma sociedade existam grupos que tem seu próprio código de ética. Como exemplo podemos citar: ética empresarial, ética médica, ética profissional, etc.

Dentro de organizações a ética também é aplicada, é conhecida como ética organizacional ou ética corporativa.

Nas organizações o objetivo da aplicação é para que normas de conduta sejam estabelecidas para os colaboradores desenvolverem suas atividades profissionais, o relacionamento com os clientes e demais pessoas com transparência, contribuindo para o desenvolvimento profissional e social.

Os gestores da organização devem refletir sobre suas condutas para desempenharem suas atividades com responsabilidade. Os integrantes da organização devem ter consciência ética, resultando na harmonia e sucesso.

Muitas pessoas podem se confundir e acabar achando que moral é a mesma coisa que ética, mas existem algumas diferenças:

Moral: representa um conjunto de regras que regulamentam o comportamento do ser humano em sociedade, regras adquiridas pela sociedade e não individualmente. Essas regras são adquiridas pelo costume, tradições e educação.

Ética: valores e princípios que orientam a conduta do ser humano na sociedade, a forma de comportamento em relação aos outros seres humanos.

Enquanto a ética fundamenta as normas racionalmente, a moral dita normas de atuação.

As organizações que querem ganhar mais competitividade no mercado, podem se utilizar da ética para seu modelo de gestão, criando um perfil próprio orientado por princípios e valores.

Através da conduta ética ocorre o engajamento de pessoas com a organização e o orgulho de pertencer a ela. É preciso primeiramente valorizar os clientes internos, ou seja, os colaboradores para torná-los parceiros da organização, sendo estes o primeiro mercado.

Os clientes externos que são os clientes finais são valorizados através do oferecimento de produtos e serviços com qualidade e preço justo , produzidos de forma ética e transparente.

Para ter uma cultura organizacional e um modelo de gestão ética é preciso ter os seguintes postos:

- Ter claramente definidas diretrizes éticas com a clareza dos padrões e valores comportamentais esperados;

- Contar com a estrutura que viabilize o comportamento pautado na ética, com espaços para reflexão e participação na gestão;

- Desenvolver na equipe através da educação e exercícios a consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com