TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e direito profissional

Tese: Ética e direito profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

1. A ética e o profissional do Direito

1.1 Conceitos: ética, moral e direito

Muitas vezes os termos ética e moral são empregados como sinônimos.

Ética é a área da filosofia que investiga os problemas advindos do agir humano, concernentes aos valores morais.

Ética é o estudo sistematizado das diversas morais, no sentido de explicitar os seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que sustentam uma determinada moral.Assim, Ética é parte da filosofia que se destina à reflexão sobre a moral.

Moral, por sua vez, é o conjunto de normas e condutas reconhecidas como adequdas ao comportamento humano. A moral estabelece princípios de vida capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta.

Direito e moral também são por vezes confundidos

Direito, ao seu turno, é o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Direito não é apenas lei.O Direito é um instrumento para a harmonia social.

Direito e moral possuem normas imperativas para todos. Ambos se orientam pelos valores próprios a certa sociedade.

As normas morais são cumpridas a partir da convicção íntima de casda um, enquanto que as normas jurídicas devem ser cumpridas, havendo ou não adesão da pessoa a elas. No campo do Direito, a punição está contemplada na legislação e no campo da moral pode variar muito, pois depende da consciência moral do sujeito que desobedece a norma.

O Direito estabelece uma relação estreita com o Estado, enquanto a moral não proporciona este atrelamento. Moral se refere somente aos seres humanos pessoas fisicas, dotadas de conciencia. O Direito regula, julga e sanciona atos ou obstenções fisica.

A Ética ,portanto, seria a ciência da moral. A Ética visa identificar e sistematizar as regras de comportamento criadas pela sociedade. Ser ético é agir corretamente, de conformidade com os valores morais de uma determinada sociedade, em determinada época e lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com