TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL DIREITO PENAL

Casos: PEÇA PRÁTICO PROFISSIONAL DIREITO PENAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  8.345 Visualizações

Página 1 de 2

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE SÃO PAULO/SP

DANIEL, brasileiro, empresário, casado, portador da identidade nº , inscrito no CPF/MF nº , residente e domiciliado na Rua Xangai, nº 27, Bairro Paulista, São Paulo/SP, através de seu advogado infra firmado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer a concessão de LIBERDADE PROVISÓRIA com fulcro no artigo 5º, incisos LXVI e LVII, da Constituição Federal bem como do art. 321 e seguintes do Código de Processo Penal, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:

I. DOS FATOS

O acusado foi preso em flagrante pela suposta prática do delito tipificado no artigo 3.º da Lei n.º 1.521/1951: “destruir ou inutilizar, intencionalmente e sem autorização legal, com o fim de determinar alta de preços, em proveito próprio ou de terceiro, matérias-primas ou produtos necessários ao consumo do povo”.

II. DO DIREITO

Para o deferimento da liberdade provisória, é necessária a inocorrência das hipóteses previstas nos artigos 311 e 312 do diploma processual penal.

No caso em análise, não estão presentes os requisitos da prisão preventiva, pois o requerente é primário, de bons antecedentes, arrimo de família, inclusive com filha de tenra idade e esposa gestante, além de possuir residência fixa, nada indicando que, em liberdade, venha a ausentar-se do distrito da culpa, dificultando a aplicação da lei penal, nem que venha a causar perturbações durante a instrução criminal, dificultando a prova.

Ressalte-se que a acusação que recai sobre o requerente não se trata de crime no qual se tenha utilizado de violência ou grave ameaça.

No caso em discussão, o requerente está sendo acusado pela prática, em tese, do crime contra a economia popular, e, nos termos do art. 325, § 2.º, nos casos de prisão em flagrante pela prática de crime contra a economia popular ou de crime de sonegação fiscal, não se aplica o disposto no art. 310 e parágrafo único do Código de Processo Penal. Assim, como não ficou demonstrada a existência dos requisitos da prisão preventiva (artigo 312 do Código de Processo Penal), a liberdade provisória é a medida que se faz imperiosa.

Devendo ser a fiança reduzida em razão da precária situação econômica do requerente, sendo pai de criança de tenra idade e sua esposa estando grávida, com base no artigo 325, §2º, III do código processual penal.

“Ex positis”, requer seja deferido o pedido de liberdade provisória, arbitrando-se fiança e expedindo-se o respectivo alvará de soltura em favor do requerente, como medida de justiça.

Termos em que,

Pede deferimento.

Cidade, data

Advogado,

OAB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com