TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e educação física

Trabalho acadêmico: Ética e educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

1. Introdução

Hoje, na crise do projeto humano, sentimos a falta clamorosa de cuidado em toda parte. Suas ressonâncias negativas se mostram pela má qualidade de vida, pela penalização da maioria empobrecida da humanidade, pela degradação ecológica e pela exploração exacerbada da violência. Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações! O cuidado salvará a vida, fará justiça ao empobrecido e resgatará a Terra como pátria e mátria de todos (BOFF, 1999, p. 191).

Este ensaio bibliográfico visa responder questionamentos que fizemos no decorrer de nossa atuação como profissional de Educação Física na escola durante 17 anos e que nos levaram a dúvida em relação à finalidade ética da disciplina que atuamos.

Durante esta trajetória, pudemos acompanhar diversas etapas de ensino, da educação infantil, passando pelo ensino fundamental, médio e superior. Nesse espaço de tempo, através dos objetivos da Educação Física, estimulava-se o cuidar do corpo (físico) dos alunos. Posteriormente a Educação Física evoluiu, passando também a cuidar do corpo e da mente de forma conjunta. Porém, sentia-se a falta de algo mais consistente, algo que elevasse a Educação Física, que pudesse transpor seus fins curriculares e envolvesse a preocupação ética com o outro e com o meio ambiente.

Este vazio nos fez refletir e procuramos soluções na literatura específica, entretanto nossas dúvidas não eram saciadas.

A idéia que compartilhamos é a de que a Educação Física pode auxiliar no processo de aprendizagem do cuidar, pois, por se tratar de uma disciplina onde o contato corporal é existente, o lúdico é uma ferramenta constante e a satisfação é percebida, podemos utilizar os momentos da prática e recorrer a atividades que envolvam o cuidar e assim alterar a cultura atual da disciplina. De acordo com Daolio (2004: 9), a Educação Física, "pode ampliar seus horizontes, abandonando a idéia de área que estuda o movimento humano (...) para vir a ser uma área que considera o ser humano eminentemente cultural".

Tal proposta floresceu da experiência do autor, quando ministrou a disciplina de Educação Física Escolar, para o curso de Licenciatura em Educação Física. O conteúdo da disciplina foi modificado, para a introdução da aprendizagem do cuidado ético com o próximo e com o meio ambiente.

A revisão de literatura confirmou que existe uma grande escassez de pesquisas envolvendo a aprendizagem do cuidar ético através da Educação Física, pesquisamos nos bancos de teses e dissertações da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no endereço eletrônico da CAPES e da NUTESES e nenhum registro foi encontrado.

Entretanto, através da pesquisa entramos em contato com o livro do teólogo Leonardo Boff - Saber Cuidar: A Ética do Humano - Compaixão pela Terra (1999), obra que nos auxiliou muito na estruturação da idéia de propor esta nova percepção da Educação Física. Tal livro será a grande referência deste artigo.

Apesar de acreditarmos na busca incessante por parte dos profissionais de Educação Física em oferecer a aprendizagem do cuidar do bem-estar, da saúde, da boa qualidade de vida, pouco se tem analisado o cuidar ético no que se refere ao próximo e ao ambiente terrestre relacionado à disciplina em questão.

Diante do exposto, resolvemos empreender este estudo com o objetivo de promover uma reflexão acerca da possibilidade do desenvolvimento da ética do ser humano, o saber cuidar do outro e do Planeta Terra através da Educação Física Escolar.

2. Ética e Educação Física

Toda profissão deve obedecer a três princípios básicos de desenvolvimento: a técnica, o aprimoramento profissional e a ética.

A ética, sustentáculo profissional que nos interessa neste artigo, constitui um conjunto e valores morais aplicados especificamente à prática de um ofício.

De acordo com Tojal et al. (2004: 65) o profissional de Educação Física:

é aquele voltado para a prática de um conhecimento especializado em anatomia e fisiologia do corpo humano (...), o que significa contribuir decisivamente para com a saúde e a qualidade de vida do ser humano, daí a necessidade de sua formação ético-humanista.

O debate envolvendo ética e a disciplina em questão resultou na construção do Código de Ética do profissional de Educação Física, obra realizada pelo Conselho Federal desta categoria em 15 de agosto e 2003 (CONFEF, 2003).

O código citado possui como ponto de partida as Declarações Universais de Direitos Humanos e da Cultura, como também a Agenda 21, que situa a proteção do meio ambiente em termos de relação entre homens e mulheres em sociedade.

O código de ética dos profissionais de Educação Física leva em consideração valores como liberdade, igualdade, fraternidade e sustentabilidade com relação ao meio ambiente.

Torna-se evidente, portanto, que a Educação Física deve voltar-se para um ética voltada ao saber cuidar, não só do corpo e da mente, mas também do outro e do meio ambiente.

3. O saber cuidar, segundo Leonardo Boff, e a Educação Física

Leonardo Boff é teólogo e filósofo. Ajudou no processo de formulação da Teologia da Libertação. Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2002, ganhou em Estocolmo o prêmio Nobel alternativo para a paz.

Uma das preocupações de Boff (1999) é a crise que afeta a humanidade pela falta de cuidado. Para sair desta crise, segundo o autor, precisamos de uma nova ética, ela deve nascer de algo essencial ao ser humano, reside mais no cuidado do que na razão e na vontade.

A Educação Física por sua vez, também sofre pela sua dicotomia, antes orientada pelo cuidar do corpo, depois pelo cuidar do corpo e da mente, porém ambas as propostas individualistas.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), um dos objetivos da Educação Física é saber cuidar e conhecer o próprio corpo ou, outra citação do texto, cuidar de si mesmo como um elemento integrante do meio ambiente em que vive (BRASIL, 1998).

Em nenhum momento é citado o cuidar do outro. Apresentamos-nos contrários às idéias do texto quando cessam neste ponto. Acreditamos que a Educação Física pode e deve proporcionar o ensino do cuidado com o outro. Entretanto segundo o Coletivo de Autores (1992: 51) "cuidar do corpo significa também cuidar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com