TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ênfase no fluxo de caixa

Tese: Ênfase no fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Tese  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Visando o desenvolvimento e o crescimento das atividades empresariais, a administração financeira ajuda a empresa a conduzir sua situação financeira para assim evitar gastos desnecessários.

Como isso seu principal objetivo é a maximização de seu valor de mercado, pois os seus proprietários esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados, econômicos e financeiros.

Acima de tudo busca o controle da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros.

Suas principais atribuições são:

- Analisar, Planejar e Controlar a área financeira.

- Tomada de decisões de Investimentos e Financiamentos

Para isso cada atribuição deve ser rigorosamente analisada utilizando informações que estão nos demonstrativos abaixo;

- Balanço Patrimonial

- Demonstração do Resultado do Exercício

- Fluxo de Caixa

2.1 Ênfase em Fluxo de Caixa

A ênfase em fluxos de caixa é uma das funções do administrador financeiro, ele deve ter a capacidade de planejar os fluxos de caixa para que a empresa cumpra suas obrigações e adquira os ativos necessários para alcançar seus objetivos e obter um fluxo de caixa suficiente para saldar suas obrigações.

Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes.

Qualquer que seja a atividade, uma empresa é avaliada como tomadora de grandes decisões. E para cada tomada de decisão financeira apresenta: Risco e Retorno, e fundamentos de decisão.

Um retorno de um investimento é medido como o total de ganhos ou perdas dos proprietários durante um determinado período de tempo, ou seja, maior ou menor o risco, na mesma proporção será o retorno.

Tanto o retorno quanto o risco devem ser aferidos pelo administrador financeiro ao avaliar as alternativas de decisão.

E seus fundamentos estão baseados nas decisões financeiras: Investimentos, Financiamento e Lucro.

2.2 Instituições e Mercados Financeiros

Grandes empresas necessitam de fundos permanentes. E elas podem obtê-los através de três fontes externas:

1) Instituições Financeiras: recebem as poupanças e transferem para os que necessitam de recursos.

2) Mercados Financeiros: os ofertantes e demandantes de fundos de diversos tipos podem transacionar entre si.

3) Colocações Fechadas: Empresas fazem empréstimos para outra que esteja necessitando de recurso, sem fazer abertura de serviço financeiro como as Instituições e o mercado financeiro.

2.2.1 Instituições Financeiras

Atuando como intermediarias as instituições financeiras promove a canalização das poupanças de indivíduos, empresas e órgãos do governo para empréstimos ou aplicações.

2.2.2 Mercados Financeiros

Os mercados financeiros são fóruns nos quais os fornecedores e demandantes de fundos podem transacionar diretamente. Ao contrário das instituições financeiras que os empréstimos e aplicações são feitas sem o conhecimento dos fornecedores de findo (poupadores), no mercado financeiro eles conhecem o destino dos seus empréstimos e aplicações.

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Resposta: O administrador financeiro analisa cada investimento a fim de maximizar o capital da empresa, devendo ter a convicção de que se tudo ocorrer como o esperado á segunda opção trará um retorno maior, porém de acordo com o risco esperado o preço das ações poderão ocorrer alterações e isso corresponderá um lucro maior dos retornos futuros para a empresa e seus respectivos sócios.

3 RISCO E RETORNO

Com o objetivo de maximizar o capital da empresa, o administrador financeiro precisa obter esforços para avaliar determinadas situações que irão cruzar seu caminho, isso passará a ser entendido como conceitos básicos em finanças que combinadas farão parte do risco e retorno, que juntos acrescentaram aspectos para aumentar o valor das ações.

Risco: a definição de risco é conhecida como uma chance de perda financeira de um determinado ativo que será investido.

Os riscos presentes na vida de um administrador e acionistas são:

Risco Operacional

Riscos específicos da Empresa

Risco Financeiro

Risco de Taxa de Juros

Risco de Liquidez Risco específicos do Acionista

Risco de Mercado

Risco de Evento

Risco de Câmbio

Risco de Poder Aquisitivo Risco da Empresa e do Acionista

Risco Tributário

Cada risco precisa ser avaliado com precisão antes de qualquer tomada de decisão.

Retorno: o retorno pode ser definido como ganho ou perda total de um investimento o em determinados períodos. Os retornos variam ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com