TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação farmacológica de um medicamento

Por:   •  16/9/2017  •  Seminário  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO 1

  1. Por que a ação farmacológica de um medicamento está diretamente relacionada com sua solubilidade?

*É a propriedade do fármaco de se dissolver num meio aquoso.
Porque esse fármaco precisa se dissolver em um meio aquoso (no nosso organismo), e o fato desse fármaco se solubilizar, ele passa a estar em partículas menores, e essas partículas menores são absorvidas ou excretadas mais rápidas e em uma quantidade maior, aumentando sua biodisponibilidade, logo, aumentando ou diminuindo a ação farmacológica. E o processo de solubilidade de um fármaco pode ser melhorado através da micronização.

  1. O que é coeficiente de partição e quais características do fármaco influenciam diretamente sobre essa propriedade?

O conceito de coeficiente de partição é a velocidade em que um fármaco atravessa a membrana biológica, algumas características influenciam diretamente nessa velocidade, são elas:
-Tamanho da partícula, solubilidade em meio apolar, carga iônica ou não iônica.
(semelhante dissolve semelhante – cargas iguais se repelem e opostos se atraem). Grande maioria dos fármacos são ácidos e bases fracas.

  1. Correlacione o fato de um mesmo fármaco apresentar variações em sua atividade farmacológica com seu polimorfismo.

O polimorfismo é a capacidade de uma molécula adquirir mais de uma forma ou estrutura Cristina, essas variações causam alterações nas propriedades físico-químicas e provocam diferenças entre os polimorfos como: forma, dureza, solubilidade, densidade, taxa de fusão, e dentro do organismo esses fatores são principais no coeficiente de partição e na biodisponibilidade.
Porque alguns fármacos podem ser produzidas em sua forma amorfa e cristalina (amorfa = rápida absorção / Cristalina = absorção lenta ).

  1. O que o estado de hidratação de um fármaco indica? E de que forma influência na atividade farmacológica?

O fármaco pode apresentar duas formas: anidra (forma sem a presença de H²O) e hidratada (com presença de H²O), esse fator influencia na atividade farmacológica pois altera a absorção e o estado de solubilidade dele.

  1. Por que variações no tamanho de partícula de um fármaco causam variações em sua absorção e ação no organismo?

Porque um dos fatores do coeficiente de partição é o tamanho da partícula, quanto maior mais tempo leva para difundir através da membrana biológica. Quanto menor o diâmetro da partícula, maior a superfície de contato entre sólido e solvente.  

  1. De que maneira a tecnologia farmacêutica contribui para o desenvolvimento de medicamentos com formas farmacêuticas variadas?

A tecnologia farmacêutica vem como pivô da produção de medicamentos com uma qualidade maior, buscando capacidade para desenvolver, fabricar, garantir segurança e mercado para os novos produtos, além de produzir testes e introduzir novas políticas ou estratégias de saúde.

  1. O que são excipientes e qual sua finalidade em uma formulação?

São substancias que auxiliam ao medicamento ter uma devida forma e eficiência farmacêutica, são empregados para proteger o fármaco contra oxidação ou hidrolise, também pode ser substancia para facilitar a fabricação e o processo de administração desse fármaco.

  1. O que são vias de administração medicamentosa e de que forma influenciam na atividade farmacológica?

Vias de administração medicamentosa é a maneira como a paciente ira introduzir/apresentar esse fármaco ao seu organismo, além de se obter diferentes resultados na biodisponibilidade, pode alterar também o tempo de ação farmacológica.

Algumas vias de administração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com