TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Gótica

Por:   •  10/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura gótica

A arte gótica surgiu na França, no final do século XII vigorando até o século XV no território italiano. Inicialmente recebeu o nome de “estilo francês”. Foi durante o Renascimento que ela passou a ser chamada “arte gótica”.

Para os renascentistas ela era considerada uma arte monstruosa em comparação com a clássica.

Arquitetura Gótica refere-se a um estilo arquitetônico que vigorou durante a Idade Média. É evolução da arquitetura

românica e que antecede a arquitetura renascentista

As igrejas, as catedrais, e as basílicas são as principais referências da arquitetura gótica. Por isso, a arte gótica é também conhecida como a “arte das catedrais”.

A religião esteve muito presente nesse período, visto que a Idade Média foi marcada pelo teocentrismo (Deus no centro do mundo).

Assim, durante um longo período da história da humanidade, a arte esteve caracterizada por dois estilos: estilo gótico e românico.

Esse estilo também foi desenvolvido na escultura e da pintura (anjos, santos,)

Em meados do século X, a Europa se encontrava em um estado crítico, e a autoridade do rei era questionada. O continente então se reorganiza socialmente e nasce o sistema feudal. A França, como outras regiões, via-se na iminência de ser invadida; neste contexto, a população se escondeu nas suas frágeis fortalezas.

Ao longo desta era foram produzidas esculturas, pinturas e outras expressões artísticas que retratavam o pavor das pessoas, que intuíam as guerras, a fome, e outras tantas catástrofes previstas pela Igreja. Alguns séculos mais tarde, com as profecias frustradas, a ocorrência das Cruzadas e a decadência do Feudalismo, surge o então chamado Estilo Francês, que logo se irradia por toda a Europa Medieval.

A primeira obra francesa no estilo gótico é a Basílica de Saint-Denis. Com a volta dos reis ao poder, o povo, em festa, dirige-se às igrejas e catedrais. Os arquitetos optavam então por ambientes repletos de luzes, ausentes na Arquitetura Românica, mas bem presentes no gótico.

Exemplos de Arquitetura Gótica

Por toda a Europa é possível encontrar diversas construções em estilo gótico. Atualmente, elas foram eleitas Patrimônio Mundial pela UNESCO. Na França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Itália, Áustria

Os principais elementos da arquitetura gótica são:

• Arcos: de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. Frequentemente eram decorados com algumas esculturas.

• Abóbodas: São estruturas côncavas utilizadas nos tetos.

• Florão: em forma de flor, esses elementos decorativos feitos em pedra eram colocados em locais altos do exterior das construções.

• Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.

• Rosácea: elemento decorativo circular e colorido preenchido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com