TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Moderna

Por:   •  15/9/2016  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 2

FABRIS, Annateresa, 1947 – Arte Moderna / Annateresa Fabris; Silvana Zimmermann  : Arte Moderna: Algumas Considerações – São Paulo : Experimento, 2001. p. 15-22

A arte moderna levou um grande tempo ate  ser aceita junto com a nova ordem social que estava sendo explorada durante o século XIX.  Como podemos ver em Bibliografia Comentada – Arte Moderna, de Annateresa Fabris, o Impressionismo foi o primeiro a começar a história da arte moderna, por ter conseguido alterar o olhar e o modo de pintura durante o século.

A vanguarda queria dar um efeito de tridimensionalidade na tela bidimensional; o belo era o foco principal, e copiar exatamente o que se via era como um artista deveria agir. Goethe foi o primeiro deste processo evolutivo, quando disse que a arte moderna se baseia na autonomia do artista; tal como a autonomia dos séculos estava sendo descoberta.

A Revolução Francesa e a tecnologia que estava sendo explorada nos séculos XIX e XX foi a base para que Hegel voltasse com as ideias de Kant à respeito da arte, a intelectualidade por trás da obra é muito mais importante do que o que está, de fato, sendo representado. Não importava mais se as formas não fossem conforme a realidade, o que importava era que o artista tinha que  explorar o seu  próprio conhecimento que tinha com as tintas. A entrada da fotografia no ambiente de trabalho artístico estimulou artistas que não se contentavam em apenas copiar o que estavam vendo, eles sempre queriam mais. Eles queriam mostrar o modo como viam o mundo, a partir de luz e sombra, o que dependia do olhar de quem via a obra, já que nem tudo era objetivo, mas o mundo ainda não estava preparado para tal transformação artística.

Depois de muitas criticas do Salão, esses artistas, os Impressionistas, resolveram mudar o modo e o lugar de exposição, e criaram uma exposição para artistas Impressionistas. O que eles queriam mostrar que se sentiam bem com  os pinceis e as tintas. A poética se tornou muito mais forte do que apenas copiar exatamente o que se via.

A desconstrução do naturalismo começou com a desconstrução pictórica onde o artista desejava mostrar a bidimencional do espaço de trabalho, ao invés de transformar o bidimensional em tridimensional. Ao passo em que a mudança de pensamento da arte como um todo foi adentrando à nova sociedade outros movimentos foram começando a surgir, como o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo e o Fovismo, que exploravam a expressividade pictórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com