TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIAÇÃO DO CORAL MUNICIPAL DE VIGIA DE NAZARÉ

Por:   •  15/9/2018  •  Abstract  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

CRIAÇÃO DO CORAL MUNICIPAL DE VIGIA DE NAZARÉ

REGENTE: MAESTRO ANDRÉ TAVARES.

1 - POR QUE CORAL?

        O Coro representa a oportunidade de construção coletiva do fazer musical através do corpo e do fazer coletivo. Podemos fazer música de muitas formas, mas nenhuma delas é tão eficaz e ativa quanto o ato de cantar. O corpo é o instrumento mais perfeito para a experimentação musical, talvez o meio mais rico para explorar um aspecto essencial da formação de todo músico: a audição interior. Dessa forma, o canto ocupa lugar de destaque no processo de socialização e autodescoberta.

        Como já expressara Yehudi Menuhin, grande músico violinista, “A música encontra sua expressão mais natural na voz”.

        A Atividade Coral é responsável, sem dúvida, pelo crescimento de uma maior integração social entre seus membros por ser uma atividade sadia e terapêutica com propriedades socializadoras, além de ser essencialmente grupal e unitária. É um forte instrumento de transformação, uma alternativa de vivência que propicia o descobrimento da grandeza individual pelo fazer coletivo e para o fazer coletivo.

2 - OBJETIVOS DO CANTO CORAL ESPECIFICAMENTE

  • Incentivar os participantes a analisar e debater sobre temas artísticos, sempre agindo de forma criativa;
  • Despertar o gosto pela pesquisa e interpretação das diferentes manifestações artísticas;
  • Favorecer o desenvolvimento de uma ampla conscientização sobre a música coral observando suas diversas formas e estilos;
  • Combater a inibição pessoal do indivíduo;
  • Incentivar o trabalho em grupo;
  • Despertar o potencial musical existente nos integrantes do grupo e a importância da música como veículo de comunicação;
  • Buscar uma identidade com valores humanos significativos tais como:

  1. Valorização da própria individualidade;
  2. Valorização da individualidade do outro;
  3. Respeito às relações pessoais;

3 - A IMPORTÂNCIA DE TER UM CORAL NAS EMPRESAS

        A implantação de um Grupo Coral tem reflexos positivos na imagem de empresas, entidades, Municípios, uma vez que esta pode utilizar o Grupo Coral não somente para os eventos do calendário oficial do Município, mas também o divulgas de uma forma mais ampla.

        Colaboradores que participam de grupos corais são, por natureza, vocacionados para o voluntariado, atitude e ação que cresce em importância dentro das instituições.

        A atividade do Canto coral visa, dentre outros objetivos, estimular os seres humanos a desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência diária. Despertar a liderança, comunicação, (respiração e expressão verbal e corporal corretas) e apresentação em público dentre muitas outras.

        Participar de encontros, festivais, cursos que são organizados por Escolas de canto coral é uma fonte de riqueza e uma troca de informações constantes elevando a autoestima das pessoas. Conhecer atividades desenvolvidas nos outros lugares, municípios, conhecer outras culturas.

        Quem participa confirma! O canto coral funciona como verdadeiro agente contra o cansaço a fadiga (stress), dentro do ambiente de trabalho, proporcionando a melhoria da vida, no desempenho das rotinas e na motivação dos colaboradores, a partir do momento que exercitando a atividade, o canto age e tem poder divino de atenuar os males e problemas da vida moderna. como diz o dito popular "Quem Canta, Seus Males Espanta".

        Um Grupo Coral não é necessariamente formado por colaboradores de uma mesma instituição. É uma ótima oportunidade, inclusive, para a integração da família e das mais diferentes camadas sociais.

        O Canto Coral desenvolve uma das competências mais requisitadas hoje nas organizações, o de trabalho em grupo. O coral não só estimula, mas estabelece uma série de posturas e comportamentos que deveriam ser seguidos no ambiente:

  • Trabalho em equipe;
  • Ajuda mútua;
  • Respeito às regras e aos limites e, principalmente, a consciência de que o resultado do todo é muito mais importante do que trabalhos isolados.

4 - QUADRO DE PARTICIPANTES

        O Coral Municipal da Cidade de Vigia de Nazaré Terá o seguinte formato: Coro Misto, Dividido em 4 (quatro vozes) nos seguintes Naipes: (Soprano, Contralto) para Mulheres e (Tenor e Barítono) Para Homens. Estará composto entre 15 e 30 Participantes, (10 homens e 20 mulheres aproximadamente), podendo incluir Jovens a partir de 16 anos com autorização dos Responsáveis Legais.

Para participação no Coral Municipal da Cidade de Vigia de Nazaré, o componente interessado deverá seguir regras explicitas para ter direito a participar do ensaios e eventos, tais como:

  • Bom Relacionamento Inter Pessoal e Inter Grupal com todos os Membros do Coral Principalmente com a Coordenação e Maestro do Coral Municipal de Vigia de Nazaré
  • Evitar chegar atrasado em Ensaios;
  • Chegar com antecedência Mínima de 30 Minutos em Ensaios Gerais e de 1 hora em Apresentações;
  • Não poderá ter mais do que 4 Faltas não justificadas nos ensaios com consequência de ser dispensado do Grupo;
  • Vestir-se dentro dos Padrões designados pela Coordenação do Coral Municipal de Vigia de Nazaré, Principalmente em apresentações com consequência de ser dispensado da Apresentação.
  • Todos os Componentes deverão possuir Pasta Catálogo na Cor Preta para que possam guardar suas peças musicais, tanto para ensaios quanto para apresentação e deverão cuidar da mesma.

        Caso o voluntário interessado em participar do coral não tenha experiência em canto, será feito uma avaliação pelo Maestro André Tavares ao qual irá direcionar qual Naipe Melhor se Encaixa na sua Tessitura Vocal, todos os componentes nos primeiros ensaios iram participar de um pequeno treinamento musical para que possam ter noções básicas de Musicalização. Toda e qualquer pessoa poderá participar do Grupo Coral, independentemente de ter ou não ter experiência Musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com