TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capela Histórica

Por:   •  6/11/2020  •  Ensaio  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A educação patrimonial tem grande importância no processo de preservação histórica de uma localidade. Na cidade de Araçuaí o tombamento de alguns prédios históricos há alguns anos tem trazido vários problemas para os seus donos, na época não houve nenhum estudo sobre as condições dos mesmos nem estudos de viabilidade, o secretario de cultura e patrimônio histórico da época, decidiu pelo tombamento de todos os prédios históricos da cidade, muitos desses  que já naquela época estavam condenados e hoje não existem mais.

Como professor de arte e como todo nosso processo de formação se esbarra nas igrejas, gostaria de falar um pouco sobre uma capela da cidade de Araçuaí MG que esta bem longe do glamour das capelas das cidades históricas.

A capela de Santa Cruz esta localizada na Rua Aimorés, no alto do morro e teve esse nome, pois, em sua frente havia um cruzeiro com os martírios da paixão de Jesus.

Não há registros sobre a capela, entretanto, Seo Ni', antigo canoeiro da cidade conta que no morro perto dela havia um cemitério para o sepultamento dos suicidas, e que nele os mesmos poderiam ser sepultados e receber as exéquias naquele local, pois existe uma pena canônica que proíbe o sepultamento de suicidas e de outros pecados mortais no campo santo.

O ponto alto da existência da capela e de sua arquitetura vernácula era a festa de Santa Cruz, o morro que dava acesso ao alto do cruzeiro era iluminado com lamparinas de azeite.

A capela tem mais de 100 anos, em 2019 o projeto de sua restauração ficou pronto, entretanto, houve atrasos pois a mesma sofre ação de vândalos, o que afetou sua estrutura, em 2020 deu-se inicio ao processo de restauração, é valido ressaltar que para que a capela ficasse o mais próximo possível de como era se seguiu varia especificidades, sendo uma delas é que a massa de adobe deveria ser misturada com a seiva do mandacaru, tudo feito artesanalmente e cozido algo para dar a consistência e se parecer o mais próximo do original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (24.7 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com