TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança na Educação

Por:   •  18/8/2019  •  Monografia  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

APRESENTAÇÃO

A presente monografia apresenta uma breve reflexão sobre a história da Arte na Pré-história e Antiguidade, bem como a sua importância para o processo de desenvolvimento cultural de cada povo, sendo o espaço escolar um ambiente privilegiado para a reflexão de novas ideias, perspectivas e discussões sobre a utilização pedagógica da Arte.

No processo educacional, a Arte é um componente visual e lúdico capaz de oferecer aos alunos um importante instrumento pedagógico que muito contribui para o desenvolvimento reflexivo, social e intelectual se utilizado nos espaços escolares como recurso para a interação no processo ensino aprendizagem.

A Arte desde a pré-história é uma manifestação e uma expressão concreta de sentimentos que embora tenha percorrido um longo caminho até obter esse espaço, essa visão de arte, como um recurso para a prática pedagógica é relativamente nova, o que gera um certo desconforto em certos segmentos educacionais, visto que pretende-se desconstruir os paradigmas de Arte como meramente recreação ou passatempo.

Essa monografia justifica-se em apresentar a Arte enquanto um processo educacional e não se resume principalmente em aquisição de habilidades, visto que a Arte, como componente curricular, não pretende formar artistas, mas oferecer ao aluno uma relação mais efetiva e intimista com a possibilidade de aprender a expressar-se criativamente, aprimorando suas potencialidades humanas, favorecendo a criatividade e o processo de construção do conhecimento, pois desde os seus primórdios ela faz-se importante nesse processo.

A monografia partiu das seguintes problemáticas: Por que nos dias atuais a Arte é pouco valorizada e explorada dentro do processo educacional? Será que a Arte tem sido vista como uma importante prática pedagógica ou apenas como uma forma de lazer e passatempo? Até que ponto a Arte pode realmente contribuir para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem? Conhecer um pouco mais sobre a história da Arte pode realmente desmistificar e enriquecer todo o processo de ensino e aprendizagem?

A Arte possui sua importância para alcançar os objetivos da Educação, entre eles está o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, propiciando ao aluno grandes mudanças intrínsecas e extrínsecas, no que se refere ao seu comportamento, expressão e pensamento sendo ela tão importante para a criança quanto falar, cantar ou brincar, pois inclui uma riqueza que envolvem o corpo, espírito, mente, emoções, que enriquecem todo o processo de ensino e aprendizagem.

As hipóteses utilizadas para a fundamentação dessa pesquisa foram: Criar condições para que os alunos tendo acesso a uma breve história da Arte consigam compreendê-la melhor como uma forma de expressão e de comunicação e não com um mero entretenimento, resgatar a criatividade do aluno, bem como o processo de construção do conhecimento através da expressão artística e o envolvimento dos alunos nos temas apresentados em relação a Arte e sua história como uma forma prazerosa de obter conhecimento, visto que o uso da Arte como prática e recurso pedagógico favorece a criatividade do aluno e o processo de construção do conhecimento.

Os objetivos dessa monografia foram pesquisar o conhecimento dos alunos em relação à história da Arte e sua valorização como forma de expressão e desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem. Refletir no contexto escolar a prática da Arte como um instrumento pedagógico é uma contribuição para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, também verificar se os mesmos através da Arte vêem em si próprios e em seus pares uma concepção de ser saudável, que cuida do corpo, respeitando seus limites e necessidades.

Através da realização de uma pesquisa bibliográfica e documental proporcionar uma reflexão sobre a história da Arte na Pré-história e Antiguidade e sua valorização como forma de Expressão e desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem.

Refletir no contexto escolar a prática da história da Arte como um importante instrumento pedagógico e uma contribuição para o desenvolvimento da autonomia dos alunos respeitando seus limites e necessidades.

Conscientizar a todos sobre a importância da Arte no espaço escolar incentivando a reflexão de novas ideias, perspectivas e discussões sobre a utilização pedagógica da Arte.

Esta monografia foi instituída em três capítulos: O primeiro capítulo traz um breve relato sobre a história da Arte na Pré-história e Antiguidade. O segundo capítulo discorre sobre a importância da Arte no processo educacional e o desenvolvimento cultural do aluno através da Arte. Já o terceiro capítulo trata da contribuição da Arte no espaço escolar, o ensino da Arte, a visão dos professores e as dificuldades enfrentadas nesse processo.

CAPÍTULO I

1. BREVE RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA ARTE

A dança foi a primeira forma de expressão humana muito antes do homem se expressar oralmente, sendo ela em todo o processo de civilização acompanhou a sociedade e serviu como meio para o homem se expressar através de movimentos e sentimentos se houver uma compreensão histórica da arte mais completa e antiga do mundo.

Este capítulo aborda a questão da história da dança desde os seus primórdios, considerando a escassez, os limites e as exigências da pesquisa bibliográfica nessa área, abordando a origem da história da dança na vida do homem e a sua trajetória histórica, desde os tempos mais primitivos até os dias de hoje.

1.1 BREVE HISTÓRIA DA DANÇA

Antes do homem se exprimir através de uma linguagem oral, ele dançou. A dança foi a expressão do homem através da linguagem gestual, onde ele estabeleceu posteriormente todo um código de sinais, gestos e expressões fisionômicas ao qual imprimiu vários ritmos. A dança, então, foi a primeira manifestação de comunicação humana.

A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, ele dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos.

O homem primitivo pintava (arte rupestre) nas paredes das grutas, cavernas e galerias subterrâneas cenas de caça e rituais que representavam a caçada. Pareciam acreditar ser possível, pela representação pictórica, alcançar determinados objetivos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com