TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇAÕ NO BRASIL

Por:   •  14/5/2015  •  Artigo  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

A EDUCAÇÃO NO BRASIL E SUA PROBLEMATICAS

A aprendizagem no Brasil, tem sido o objetivo de muitos debates, analises, e pesquisas no sistema de ensino na educação. Que visam alternativas para compreender e resolver o problema, o que implica em um processo envolvendo a dimensão histórica, social efetiva, e cultural.

Entretanto há vários fatores que levam a essa problemática “a falta de vagas nas escolas, professores que não conseguem promover a aprendizagem, as políticas econômica e social”. (Cabreira/Cabreira- 2009, pg. 141). Entre outros fatores também estão a repetência a evasão, as dificuldades na aprendizagem e o analfabetismo.

“ O MEC, por meio do DECRETO nº6.094, DE 24 DE Abril, de 2007, implantou no Brasil um plano de Metas, Compromisso” “Todos Pela Educação”. Observamos que não se trata de um compromisso somente dos Municípios, Distrito Federal, e Estados mas também da participação das famílias e da comunidade, “visando mobilização social pela melhoria da educação básica”.

“Na atualidade, temos no país um alto índice de analfabetismo, estamos entre os países com as piores taxas de alfabetização”. Com isso, o Brasil vem adotando políticas públicas buscando caminhos para superar o fracasso escolar e assim conseguir diminuir o numero de analfabetos brasileiros.

“Na década de 90 o Brasil se norteou pelas determinações da lei e diretrizes com base na educação nacional, e atual”. No contexto atual a escola é responsável pela transmissão do saber e a promoção da equidade social.

“Em nossa lei, LDB 9394/96, podemos observar que está contemplando o “Programa Educação para Todos” como diretriz a ser seguida pelo sistema nacional de ensino” (Cabreira/ Cabreira, 2009). Entende-se que o movimento de ênfase internacional “Todos pela Educação”, é um movimento que se configura por globalizar as diretrizes educacionais.

Para Saviani (2005), a escola é quem transmite o saber e promove a formação de um individuo capaz de compreender a sociedade atual e buscar melhores condições de vida.

Segundo as autoras a responsabilidade da escola e dos professores é muito grande, pois lhes cabe escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser ensinada.

Neste contexto a educação compreende que os processos formativos ocorrem no meio social, onde os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente.

“A pratica educativa, não deve ser apenas uma exigência da vida em sociedade mas também promover aos indivíduos, conhecimentos e experiências culturais, que os torna aptos a atuar no meio social.”

Para Philip R. Flecher e Cláudio De Moura Castro os problema na educação no Brasil são muito graves. E na tentativa de solucioná-los é necessário muito cuidado para não desencadear diagnósticos equivocados. Segundo os autores a problemática esta na própria base do processo de escolarização face a estas considerações, o Centro Nacional de Recursos Humanos. CCRH vem tentando métodos alternativos para analisar os processos de escolarização básica.

Na década de 40 o que foi aplicado no Brasil por M.A Teixeira de Freitas e Giorgio Mortara, que não só de novidades se abastecem os pesquisadores. No entanto essa aplicação, obteve dados que contradizem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com