TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gravura em Metais

Por:   •  2/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Gravura em metal

Gravura no metal existe duas técnicas a direta e a indireta.

Técnicas diretas são feitas com ferramentas de pontas secas, raspadores, roulletes, buris e berceaux (maneira negra) para riscar a placa de cobre criando uma ação manual para conseguir a matriz.

Técnicas com procedimentos indiretos são feitas processando a placa com diversos insumos que possibilitam o banho em ácidos ou bases como (percloreto de ferro) que podem ser combinados ou não com técnicas diretas, alguns exemplos dessa técnica são (água forte, água tinta, vernis bola entre outros)

Materiais

A gravura é feito em uma chapa geralmente de cobre. Pode também ser feita em alumínio, aço, ferro ou latão amarelo. A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo, termo gen aplicado para definir certos procedimentos da gravura. A palavra "encavo" pretende ressaltar que o depósito de tinta para impressão é feito dentro dos sulcos gravados e não sobre a superfície da matriz, como no caso da xilogravura. Gravura em metal pode ser feita com uma variedade de vernizes e cores diferentes

http://manualdoartista.com.br/as-tecnica-de-gravura-em-metal/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gravura_em_metal

Técnica de pontas secas

Essa técnica é um processo direto no qual desenha na placa de metal riscando com uma ponta de aço, a pressão exercida na placa criara diferentes profundidades criando diversas tonalidades na gravuras, os cortes com maiores profundidades guardaram maior quantidade de tinta, o numero de riscos cruzados fazem aparecer negros mais intensos.

A desvantagem da técnica usando este método é o desgaste pois a cada impressão resulta em uma tiragem reduzida.

http://atelierpiratininga.com/tecnicas/pontaseca/

Maneira negra

A técnica consiste em tornar áspera a superfície da chapa, para que consiga reter a tinta e dar uma copia perfeitamente negra, o objeto usado para causar esse efeito é o barceau que é uma lamina com uma pequena curva e cheia de pontas afiadas, essa lamina é passada na chapa de metal com movimento de balanço ao mesmo tempo que é movimentada para frente, esse movimento é repetido diversas vezes no sentindo do comprimento, depois da largura e das diagonais da chapa até que a chapa fique suficientemente áspera, dando acabamentos no final.

http://www.opapeldaarte.com.br/maneira-negra/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com