TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A história das coisas e A história secreta da obsolescência planejada

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  1.059 Visualizações

Página 1 de 5

                                             

Resenha: A história das coisas e A história secreta da obsolescência planejada

A história das coisas

O filme documentário ‘’A história das coisas, de Annie Leonard’’ se retrata a trajetória do consumismo barato e ciclos vicioso, empregado por mídias em nosso modo de vida causando consumos desenfreados, gerando grandes quantidades de lixos, e impactos irreparáveis a terra.

Observamos a ideia, de mostra toda à forma, de extração, produção, venda e descarte em que afeta toda comunidade, estado, países e mundo, sem tenhamos a consciência de impacto gerado pelo o que compramos. Portanto cada dia mais, não paramos de comprar, obtendo trabalhos escravos e mão de obra barata para geração de produtos, empregando a compra e consumo da sociedade, desenfreadamente pelo o consumismo baratos, por produtos muitas vezes até desnecessário em nosso meio de vida, adquiridos apenas por status de ter aquele objeto. Entretanto junto com o consumismo barato, vem junto à fragilidade desses bens adquiridos, que são propícios a baixa durabilidade de vida se tornando descartáveis, gerando cada vez más lixos na terra, utilizando formas de descartes sem qualquer tipo de tratamento, principalmente em países de terceiro mundo.

O governo que deveria ser necessário em politicas transformar caráter de conscientização, são principais aliados ao consumismo, infelizmente tornando um mundo mais propicio em consumo ‘’destruição da natureza, escravidão, poluição, aquecimento global, doenças’’, portanto devendo existir harmonia entre produção, consumo e reciclagem. Mas como o consumismo faz parte de estratégias do governo, observarmos formas de estimular o consumo no país. Segundo o site uol.com.(2011 http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/12/01/governo-anuncia-novas-medidas-para-estimular-o-consumo-no-pais.jhtm) diz [O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (1º) novas medidas para estimular o consumo no país. A redução de impostos para a compra de eletrodomésticos e aplicações financeiras (como empréstimos e investimentos na Bolsa de Valores) estão entre as principais medidas anunciadas. O estímulo ao consumo tem como principal objetivo combater a queda das vendas no setor do varejo. O consumo continua sendo a principal aposta do governo para acelerar a economia do país e superar os efeitos da crise global].

Somos os principais colaboradores para a destruição do nosso planeta, sendo cada vez mais consumista por coisas desnecessárias que acabam virando lixo em até seis meses. Portanto é necessário políticas para transformar esse sistema linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas, onde haja uma harmonia entre produção, consumo e reciclagem.

Apesar do descaso e da falta de conhecimento, o lixo eletrônico não é menos nocivo do que o lixo dito convencional, pelo contrário, ele é ainda mais poluente devido a inúmera quantidade de elementos altamente nocivos quando lançados indiscriminadamente na natureza. Estes poluente estão presentes especialmente nas baterias e capacitores, dispositivos que armazenam energia. O primeiro passo para a melhora do atual quadro é se conscientizar sobre o problema, já que não podemos fazer nada com respeito a algo que nem sabemos que existe.

Depois desta fase inicial devemos procurar meios de amenizar o problema, seja pelo controle no consumo destes equipamentos, seja pelo correto encaminhamento destes quando não os queremos mais. A atitude final a ser adotada seria incentivar as empresas que fabricam produtos com menor impacto serem contempladas na hora da compra, ou aquelas que se comprometem em recolher o equipamento antigo.

Assim estaremos caminhados para uma civilização realmente avançada, que trata seu lixo e o reaproveita, e não simplesmente despeja o que não serve mais em qualquer lugar. Divulgue esta ideia.



A história secreta da obsolescência planejada

Desde sempre acreditamos que, com o passar do tempo os produtos iriam melhorando a sua qualidade até o ponto de serem quase inquebráveis, o que é facilmente desmentido ao assistirmos a esse documentário. Os fabricantes perceberam que quando seus produtos duravam muito, os consumidores não tinham necessidade de adquirir um outro exemplar do mesmo produto o que, de certa forma, lhe causava prejuízo.

Logo no início do documentário podemos perceber a luta de um consumidor para tentar frear esse comportamento dos fabricantes. Marcos vai até três lojas para tentar consertar a sua impressora e a resposta é unânime, seria melhor ele comprar outra a consertar a antiga. Em paralelo conta-se a história de como as lâmpadas viraram as primeiras vítimas da obsolescência programada. Em Livermore, Califórnia, há um Comitê das Lâmpadas que, em 1972 descobriu uma lâmpada do Corpo de Bombeiros em funcionamento ininterrupto desde 1901, o que fez com que os moradores locais fizessem uma festa para comemorar seus 100 anos de funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com