TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA SECRETA DA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Anhanguera Educacional - UNIAN

Desenvolvimento Do Produto

Obsolescência Planejada

Prof.: Michele

Engenharia de Produção:  /período turma: Noite /sala: 97-F

Nome:

Paulo Vinícius de Jesus Coelho - 620.217.886-5

No documentário o tema tratado mostra como as empresas influenciam no consumismo e no ciclo da obsolescência planejada. A forma com que as empresas planejam os seus produtos para que se tenha uma vida útil menor do que a esperada pelos consumidores de forma que logo aja um novo produto para substituir aquele oferecido anteriormente pelas empresas. Com isso acabam forçando o aumento de desejo pelo consumo cada vez maior visando estratégias para se lucrar cada vez mais com o descarte de matérias obsoletos.

À medida que produtos novos são lançados e outros descartados os consumidores querem logo se desfazer dos velhos e comprar novos e melhores.

O que ocorre é que a logica da sociedade capitais e gerar e acumular capitais

Esse modo de produção capitalista em gerar riquezas faz com que estimule a sociedade a descartar mais rapidamente determinados produtos que poderiam levar uma vida útil maior do que realmente se tem.

Essa forma de buscar cada vez mais recursos para aumentar a acumulação de riquezas privadas e do capital tem proporcionado um verdadeiro impacto ambiental na natureza. O capital devasta, destrói, esgota a natureza e proporciona cada vez mais o descarte de lixo e resíduos na natureza de forma desordenada e sem nenhuma fiscalização do processo. Na verdade não há um plano para que haja um processo de descarte sem que agrida a natureza, e como os produtos são descartados rapidamente à medida que outros muitos são produzidos o aumento no descarte desses materiais é cada vez maior, além de que esses produtos não se deterioram facilmente. Provavelmente eles iram levar algumas centenas ou mesmo milhões de anos antes de se deteriorarem por completo com a natureza fazendo seu trabalho, e mesmo assim ainda há a contaminação do solo pelos resíduos deixados por esses muitos equipamentos que são descartados todos os dias aos milhares.

O próprio documentário mostra uma forma de minimizar essa situação de descarte através de uma industrial têxtil que utiliza produtos que tenham menos impacto no meio ambiente para produzir seus tecidos de forma segura e limpa, sem que haja alguma possível poluição da natureza.  

      

Essa historia faz nós refletirmos sobre a importância do consumismo e se realmente é necessário comprar sem parar cada novo produto lançado, ou mesmo consumir um determinado produto só porque vem de uma marca famosa no mercado sem mesmo nos importar se realmente é necessário o consumo daquele produto para nosso dia a dia e para nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com