TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL EVANGÉLICA NA FORMAÇÃO DO EFETIVO DA BANDA DE MÚSICA DA PMPR

Por:   •  6/8/2017  •  Monografia  •  10.909 Palavras (44 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 44

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS 1

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

AIRTON FILOMENO DOS SANTOS JUNIOR

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL EVANGÉLICA NA FORMAÇÃO DO EFETIVO DA BANDA DE MÚSICA DA PMPR.

CURITIBA

2015

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL EVANGÉLICA NA FORMAÇÃO DO EFETIVO DA BANDA DE MÚSICA DA PMPR.[pic 1]

Por

AIRTON FILOMENO DOS SANTOS JUNIOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Curso de Licenciatura em Música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Música. Orientador: Prof.º Joêzer Mendonça.

CURITIBA

2015

AGRADECIMENTOS[pic 2]

Em primeiro lugar agradeço à Deus, o todo poderoso, pela vida e por ter me concedido sabedoria para desenvolver este trabalho.

Aos meus pais, pelos ensinamentos de vida que me permitiram chegar até aqui.

À minha esposa Raquel, a quem devo todo cuidado que tem demonstrado por mim, além da paciência e compreensão pelas “inúmeras ausências” a que lhe tenho submetido em razão das atividades do curso e principalmente na confecção desta monografia.

Aos meus superiores hierárquicos, Capitão Arilson Cesar Lecheta (chefe da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná) e o 2º Tenente Eliel Fonseca de Souza, pelo apoio irrestrito para que concluísse essa graduação e também na concessão da permissão para a realização das pesquisas junto à banda de música.

Aos colegas de trabalho, que voluntariamente participaram da pesquisa realizada junto à Banda de Música da Polícia Militar do Paraná

Ao meu primeiro professor de música, 1º Sargento reformado da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, Alceu Cavalheiro, que de forma voluntária, abriu mão muitas vezes de seu horário de folga e convivência com a família para ensinar música na igreja que frequentávamos.

Ao meu professor de instrumento aqui da faculdade, Edivaldo Chiquini, 1º trompista da Orquestra Sinfônica do Paraná, que também foi músico militar (Aeronáutica) iniciado musicalmente em igreja evangélica, pelos ensinamentos, compreensão e conselhos dados nos variados momentos e não somente quando da realização das aulas.

Ao pastor Márcio Vinícius Rodrigues, pastor dirigente da IEAD Sede de Curitiba, a quem além de pastor tenho como amigo, pela pronta disponibilidade e cessão de material que muito contribuiu para a confecção deste trabalho.

Aos colegas de turma, que no convívio do dia-a-dia auxiliavam e incentivavam na continuidade das atividades.

Ao corpo de funcionários da EMBAP, que exercem as mais variadas funções responsáveis por propiciar condições de estudo em um ambiente físico que não recebe o devido investimento e cuidado por parte do Estado.

Aos integrantes da biblioteca, que sempre se dispuseram a auxiliar na busca por material para consulta, em especial ao bibliotecário Mauro Candido dos Santos, que apesar de suas responsabilidades sempre se prontificou em auxiliar-me principalmente nas formatações da monografia.

Ao corpo docente, que me propiciou, além de todo o conhecimento adquirido ao longo dos quatro anos de curso, um espírito crítico com uma maior capacidade de reflexão e análise dos diferentes temas que envolvem não somente a vida acadêmica, principalmente através de debates e discussões inúmeras vezes realizadas em sala de aula.[pic 3]

Ao orientador deste trabalho, professor Jôezer Mendonça, que de pronto aceitou o convite para auxiliar-me nesta árdua tarefa. Por seu vasto conhecimento e trabalhos envolvendo música e religião, não poderia ter sido outra a pessoa a me ajudar na confecção desta pesquisa.

À professora da disciplina de TCC, Ana Paula Peters, que às vezes impressiona pelo vasto conhecimento que possui a cerca de tudo, e que com sua formação e experiência no campo da pesquisa e do ensino musical, entre outros, propiciou a mim e aos colegas de turma, aprendizado e conhecimento de uma forma mais leve, principalmente pela maneira amigável e divertida com que sempre nos tratou, principalmente através de suas histórias.


SANTOS JR, Airton Filomeno dos. A importância da educação musical evangélica na formação do efetivo da Banda de Música da PMPR. 2015. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Estadual do Paraná-Campus I EMBAP.[pic 4]

RESUMO

A constatação de que um grande número de músicos evangélicos integra a Banda de Música da Polícia Militar do Paraná e de que diversas igrejas evangélicas ofertam instrução musical motivou o interesse em pesquisar a relação entre a aprendizagem musical em espaços cristãos e as escolhas profissionais daqueles músicos. Ao longo desta pesquisa, verificou-se que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus é a maior responsável pela iniciação musical dos integrantes da referida banda de música. Por meio da pesquisa bibliográfica, da aplicação de questionário, e posterior análise qualitativa dos dados coletados, além da observação de aulas de música ministradas em salas da igreja, constatou-se uma interdependência entre as duas organizações. Essa convergência também promove a similaridade na formação dos grupos musicais, o que justifica o interesse dos músicos oriundos dessa igreja no ingresso na Banda de Música da Polícia Militar do Paraná.

Palavras-chave: educação musical; igrejas evangélicas; bandas militares.


SANTOS JR, Airton Filomeno dos. A importância da educação musical evangélica na formação do efetivo da Banda de Música da PMPR. 2015. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Estadual do Paraná-Campus I EMBAP.[pic 5]

ABSTRACT

The finding that a large number of evangelical musicians integrates the Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (Police Band – State of Paraná-Brazil) and, also, that many evangelical churches proffer musical education motivated the interest in researching the relationship between music education in Christian areas and the career choices of those musicians. Therefore, along with the examination of the musical training of the members of the Police Band, the aim of this paper is to describe the processes of musical instruction offered by the Evangelical Church Assembly of God, the most cited church in the interviews. We sought to achieve these goals through literature, questionnaire, and subsequent qualitative analysis of the collected data, and also observation of music lessons in church halls, it was found an interdependence between the two organizations. This convergence also promotes similarity in the formation of both musical groups, which justifies the interest of musicians from that church in joining the Police Band.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.7 Kb)   pdf (628.3 Kb)   docx (633.7 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com