TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Arte No Ensino Fundamental

Artigos Científicos: A Importancia Da Arte No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO: A Educação Artística é uma ponte entre duas práticas sociais: a arte e educação. A arte é uma forma de conhecer e representar o mundo. A Educação permite a construção e formação do indivíduo. Arte, nas suas diversas expressões, é uma atividade eminentemente social, que está presente na vida cotidiana do homem. É um aspecto central da sua vida o distingui dos outros seres vivos e que só ele é capaz de produzi-lo e apreciá-lo. A Arte ocupa um lugar de destaque para todos, faz parte da experiência pública, e através dela a cultura se manifesta. Isto implica a necessidade de abordar as relações entre a educação e arte. Nesta perspectiva o presente estudo tem por objetivo analisar a importância do ensino da arte no ensino fundamental.

Palavras-chaves: Arte; Educação; Ensino Fundamental.

INTRODUÇÃO

O caminho para a educação ultrapassa todas as atividades humanas, por isso seu objetivo maior deve ser auxiliar o pleno desenvolvimento de todos os indivíduos levando-os à humanização. Dessa forma, a tarefa da educação é complexa e delicada, porque supõe, em princípio, tornar o individuo um cidadão. Na sociedade em constantes transformações, é necessário pensar que a concepção de educação não pode ser entendida a partir de uma definição simplificada.

Considera-se, portanto, que a arte e a educação assumem uma função social e tornam-se uma verdadeira para construir uma sociedade mais democrática, pois homens educados são homens que possuem recursos para colocar em liberdade o seu pensamento, e a liberdade maior é a que se conquista através de idéias, que não podem ser destruídas pela força, e que dependendo de sua intensidade, imortalizam-se geração após geração e mantêm vivos aqueles que inicialmente as acenderam. Partindo deste pensamento entende-se que ao promover a participação do aluno como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem da arte, o professor favorecerá o desenvolvimento da autonomia intelectual e social de seus alunos, permitindo que desfrutem do seu aprendizado com mais segurança e que desenvolvam atitudes de compromisso com a sociedade na qual estão inseridos.

O objetivo central deste estudo é analisar a importância do ensino da arte no ensino fundamental. A realização desta investigação científica foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica tem por objetivo explicar o problema com base em contribuições teóricas publicadas em documentos (livros, revistas, jornais, etc.).

1 – ARTE E EDUCAÇÃO

1.1 HISTÓRIA DA ARTE E DO ENSINO DA ARTE

A Arte para o homem sempre foi algo importante, como maneira de se expressar, isso é comprovado ao observarmos os homens da caverna, no período pré-histórico. Tendo sido este o período mais fascinante da história da arte, diante do fato de não ter nenhum registro dessa época, pois ocorreu anteriormente a escrita, e tudo o que foi constatado foram através de pesquisas de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica.

O desenvolvimento das artes sempre foi de grande importância para o homem, a cada período temos avanços primordiais para a preservação da espécie humana. O que marcou positivamente a Idade antiga foi a Arte egípcia, devido a constatação de que a civilização que se desenvolveu no Egito era bastante complexa na sua organização social, bem como rica nas realizações culturais. A religião interferiu em todo segmento da vida egípcia, e como não poderia deixar também interferiu na produção artística desse povo.

A pintura exercia uma grande influência nas atitudes religiosas; também na hierarquia a pintura se fazia marcante ao representar às classes sociais através da ordem de grandeza, além do tamanho a cor também tinha a sua influência. Então, o desenho era utilizado como forma de separar as classes sociais e religiosas; também, dessa forma, o sexo era retratado com as cores. Apesar de a cor influir na condição social, era no meio religioso que ela ganhou força nas suas representações. Com referência a condição social, o tamanho das gravuras demonstrava poder, força e majestade.

A escrita, por sua vez tinha uma apresentação artística pelo fato de não existir letras ou símbolos gráficos, e sim desenhos que representavam o texto.

A respeito da história da arte, Gombrich diz o seguinte:

Ignoramos como a arte começou, tanto quanto desconheceu como se iniciou a linguagem. Se aceitarmos o significado de arte em função de atividades tais como a edificação de templos e casas, realização de pinturas e esculturas, ou tessitura de padrões, nenhum povo existe no mundo sem arte. (GOMBRICH, 1985, p.19)

Ele deixa claro que a arte é parte de cada ser humano, e este já traz consigo desde o nascimento a arte que poderá ser desenvolvida, ou não, contudo todo povo desenvolve a sua arte que é característica própria dele. Gombrich também se refere aos primeiros desenhos de animais feitos por homens pré-históricos nas suas cavernas, o que hoje se conclui que esta arte era uma espécie de ritual, onde o animal através do desenho seria dominado quando no momento da caça.

Podemos perceber que desde a pré-história o desenho caminha junto com o homem, o acompanhando na expressão estética e como forma de comunicação; contudo nesse período o desenho era visto mais próximo da religião do que da comunicação. Só na antiguidade é que o desenho, lentamente, foi distanciando-se da religião, com isso ele passou a ter autonomia, o que não tinha até o renascimento, nesta época o desenho não era visto como uma forma de conhecimento. No século XV com a difusão do papel o desenho passou a ter reconhecimento, sendo fundamental para se chegar à obra final; passando a ser uma forma de conhecimento reconhecida por diversos artistas, destacando-se Leonardo da Vinci.

1.2 EM QUE MOMENTO A ARTE SE RELACIONA COM A EDUCAÇÃO

A necessidade de auto identificação deve ser uma preocupação vital do sistema educacional. A confiança em si mesma, que desenvolvida por esse tipo de expressão, fornece a base para níveis mais avançados da arte. A expressão própria do indivíduo é de primordial importância, e a arte provavelmente, contribui tanto para essa área do desenvolvimento como para qualquer outra parte.

Ao longo dos anos, muito se tem falado e escrito sobre a necessidade da inclusão da arte na escola de forma mais efetiva. Desde 1971, pela Lei 5692, a disciplina Educação Artística torna-se parte dos currículos escolares. Duarte Jr (1991) critica a esse modelo de 71, colocando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com