TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES

Monografias: IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 12

IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NAS ESCOLAS

Márcia Moser

Prof. Daniel Reis

Centro Universitário Leonardo da Vinci– UNIASSELVI

Licenciatura em Artes Visuais (ART-0073) – Prática do Módulo III

14/12/2012

RESUMO

Homem sempre buscou através da história, compreender e transformar a realidade. Através desta busca, desde os primórdios da vida humana a arte esta inserida no cotidiano da mesma, pois é através da arte que o homem procura compreender e transformar essa realidade. Na arte, o ser humano se expressa por meio de elementos e símbolos, construídos e transformados culturalmente. É através da Arte que a pessoa tem a oportunidade de explorar, construir e aumentar seu conhecimento. Concebemos a arte como forma de expressão e conhecimento, pois através do fazer artístico consegue-se expor a emoção, o prazer, os sentimentos e as experiências obtidas ao longo da vida. É no ambiente escolar que as crianças e jovens podem ter um desenvolvimento mais significativos em relação ao fazer e compreender artístico. O ensino de Arte tem como principal objetivo possibilitar a todos os alunos a construção de conhecimentos que interajam com sua emoção, através do pensar, do apreciar e do fazer arte.

Palavras-chave: Arte-Educação, Importância da Arte.

1 INTRODUÇÃO

A arte esta presente na vida do homem desde o inicio de sua existência, ela pode ser identificada, nas manifestações de conhecimento, onde o homem utilizava o desenho como forma de linguagem.

Para Platão, arte é a política, é a guerra, é a medicina, a justiça e o respeito.

Já Vigotski analisou a arte como uma técnica criada pelo ser humano para dar uma existência social objetiva aos sentimentos, possibilitando que os indivíduos se relacionem com esses sentimentos como um objeto.

Enfim ao longo do tempo a arte tem tido vários conceitos para defini-la, mas todos tendo como essência a visão da arte como uma forma de expressão e compreensão da realidade, no qual utiliza a emoção como ferramenta principal.

A arte consiste no produzir um objeto novo que antes não existia e que agora existirá como coisa entre coisas (PAREYSON, 2001, p. 79).

A arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para o adulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética a formas mais realistas do mundo . Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, de colocar em pratica de expor o que sente o que vê de uma forma mais simplificada.

Nesse sentido, é necessário que o ensino de arte esteja presente durante toda a vida escolar do aluno, em todas as séries.

2 IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE ARTES NAS ESCOLAS

A escola é um ambiente que permite ao aluno compreender a arte como sendo uma forma de expressão do seu universo: a arte infantil é fruto das vivências infantis, já a arte do adulto é fruto da relação e compreensão que ele possui de todo o meio que o circula (BIESDORF, 2011, p.09).

A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber são, além de norma constitucional inviolável, princípio fecundador do processo de aprendizagem com autonomia (CARNEIRO, 2007, p. 36).

Ao conhecer e fazer arte, o aluno consegue entender a sua relação com o mundo, a sociedade, consigo mesmo e com sua própria obra, construindo assim seus próprios conhecimentos específicos sobre a vida e a realidade que o cerca.

Atualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada (BRASIL, 1997, p.15).

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas (BRASIL, 1997, p.19).

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender (BRASIL, 1997, p.19).

A arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização (COLETO, 2010, p.138).

Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário (MARTINS, M. et al, 1998, p.57).

A arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo (FERRAZ, 1999, p. 16).

O fazer artístico no ambiente escolar tem como objetivo socializar as práticas culturais da humanidade (CRICIÚMA, 2008, p. 106).

O que requer “a dinamização e ampliação crítico-reflexiva da compreensão cultural do educando/a [...] inclusive com o direito coletivo de fruição da arte” (CRICIÚMA, 2008, p. 108).

O estudo da arte em sala de aula é importante para que os educandos compreendam a arte como fruto da relação do ser humano com a sociedade em que vive (BIESDORF, 2011, p.03).

O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida (BRASIL, 1997, p.19).

A arte deve ser considerada e valorizada como disciplina presente na escola, pois, além de estudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com