TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Do Ensino Da Arte

Casos: Importância Do Ensino Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do ensino da arte

Podemos observar que existe consenso entre os vários autores dos textos estudados, que chegamos a conclusão nossa vida está cercada pela arte por todos os lados, e o gosto e a sensibilidade para apreciar a arte varia de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade, onde as manifestações artísticas traduzem a marca do tempo.

No Brasil a vinda da família real para o Rio, em 1808, fugindo de Napoleão Bonaparte que dominava a Europa , representou um grande impulso a vossa vida cultural. Nas primeiras décadas do século XX, as transformações industriais, econômicas e sociais tem um profundo impacto sobre as artes.

Em 1951 é criada a grande exposição Bienal Internacional de São Paulo, que até hoje, constitui um importante marco em que as tendências da arte do Brasil e do mundo são expostas e discutidas pelo publico e pela critica.

A arte popular também é um campo em que o povo brasileiro demonstra muita criatividade, manifestações espontâneas em diversas linguagens refletem os múltiplos talentos de artistas que não passaram pela formação acadêmica, mas que expressam alma da nação.

A arte e sua inclusão na educação escolar brasileira obteve grandes avanços com a criação da LDBEN/1996( lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional) que tornou o ensino da arte obrigatório em toda a educação básica. A escola é um dos locais onde os alunos obtêm a oportunidade de estabelecer vínculos entre os conhecimentos constituídos e as sociais e culturais.

O trabalho com a arte tem inúmeras possibilidades mas o que importa é que possa ser qualitativamente bem feito e desenvolvido com bastante competência. Com isso concluímos que o ensino da arte na escola é entendido como uma construção poética e interativa, que deve ser englobar todas as experiências das crianças e jovens, onde deve haver um consenso entre família, alunos e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com