TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Aprendizagem Musical

Por:   •  8/4/2016  •  Dissertação  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

MARA  HELENA  TABORDA  PARODES  PINTO

1151673

                       

A importância da

aprendizagem musical

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes ano do Centro Universitário  Claretiano- para a disciplina de  OPTATIVA DE FORMAÇÃO sob a orientação da Profª Mariana Galon da Silva.

PELOTAS / RS

2015

A importância da aprendizagem musical

Toda aprendizagem acontece mediante a troca de experiências e conhecimentos. O educador nunca conseguirá executar um bom trabalho se não procurar dialogar e trocar informações com seu educando. A bagagem que cada um trás é muito importante, e deve ser vista como um grande potencial na aprendizagem. Sendo assim o professor não apenas ensina, ele muitas vezes aprimora seus conhecimentos, ao interagir com seu aluno. O aluno, portanto não só aprende como colabora na aprendizagem de seus colegas e professores.

Com relação à música o processo é o mesmo, quanto maior a interação, melhor a aprendizagem. Atualmente com excesso e velocidade de informações tecnológicas e a falta de tempo das pessoas, pode acontecer à sufocação da musicalidade. Muitas vezes até a música esta sendo ouvida, mas não como principal acontecimento, mas sendo complementar a algo mais, como: um fundo musical, um som ao meio de uma conversa, etc. No mundo moderno tudo acontece muito depressa, a importância que se dá ao novo, muitas vezes impede a memória de rever o acontecido e, até mesmo o que esta acontecendo. A velocidade ao se propagar leva com ela muitas experiências, sem dar tempo de contemplação, principalmente com relação à música. E nesse meio as pessoas se tornam impacientes e intolerantes com relação à música, não sendo capazes de sair desta rotina veloz e se envolverem unicamente com a melodia de uma música.

Nesse momento é de grande importância o papel do educador musical que é o de proporcionar a interrupção, o desacelerar, o ouvir. Formar educandos que ouçam, não só a música. Mas pare para ouvir o outro, para ouvir a si mesmo e simplesmente ouvir. Muitas vezes o próprio professor se retrai para colocar uma música para o seu aluno ouvir, pois esta preocupada com o tempo e ele não pode “perder” tempo, pois tem algo mais “interessante” para repassar a eles, grande erro, isto só faz com que a riqueza da experiência musical seja esquecida mais uma vez. É através da música que ele poderá cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que acontece,  aprender a lentidão, escutar os outros, cultivar a arte do encontro, calar mais, ter paciência e dar-se tempo e espaço.

A aprendizagem coletiva, também com relação à música é muito gratificante, pois a troca de experiências é muito importante para cada um dos envolvidos. A educação não formal onde muitas vezes a música esta vinculada a identidade cultural das comunidades, é muito importante para o aprendizado e o desenvolvimento musical. É importante desmistificar a ideia da existência de um modelo de educação musical e, perceber o quanto as práticas musicais pedagógicas são possíveis, reais e fazem parte do nosso cotidiano.

Cada comunidade tem suas experiências musicais e, o bom educador deverá explorar esses conhecimentos e colocá-los dentro de seu planejamento, assim ele irá despertar maior interesse no seu aluno. Os sons fazem parte da infância das crianças e praticamente toda criança já fez um batuque com algum objeto. Portanto a música sempre fez parte da vida de todo ser humano. A criança que vive em um ambiente, onde a música faz parte da rotina familiar, terá com certeza maior facilidade para este tipo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com