TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Musica

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

KARINA DE OLIVEIRA MOURA

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

São Paulo

2017

KARINA DE OLIVEIRA MOURA[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Nove de Julho, sob orientação da Professora Ms. Marta Cristina como requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia.                      

São Paulo

2017

SUMÁRIO

[pic 3]

1

INTRODUÇÃO         

04

2

JUSTIFICATIVA        

   06

3

PROBLEMATIZAÇÃO        

07

4

OBJETIVOS        

08

5

HIPÓTESE         

09

6

METODOLOGIA        

10

7

REFERENCIAL TEÓRICO        

11

8

REFERENCIAS        

13

        

INTRODUÇÃO 

        Este trabalho tem como base a música como ferramenta pedagógica na educação infantil e entender de que maneira favorável o ensino da música pode proporcionar ás crianças da educação infantil. O objetivo da pesquisa é verificar a importância do ensino da música na socialização e aprendizagem, analisar as contribuições que o ensino da música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e de que maneira a música está inserida na educação infantil e se há entendimento dos professores sobre sua contribuição e de que forma tem sido usado pelos mesmos.

          Apresentar à música como linguagem importante na construção do conhecimento e favorece o desenvolvimento de diversos aspectos como: motor, social e afetivo. Portanto a música pode ser um instrumento de auxilio no trabalho pedagógico porém, não deve determinar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas do conhecimento pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.

        A música está presente na vida dos seres humanos, ela nos faz expressar sentimentos de alegria, sonhar, dançar e etc. Ela representa uma importante ferramenta pedagógica e um apoio, por ser uma linguagem que tem sensações, sentidos e está presente em diversas situações no cotidiano das crianças, como a hora do lanche, higiene, datas comemorativas e outras.

     A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos tornam-se mais amplos, desenvolvendo muitas habilidades, expandindo a capacidade de aprender, estimulando sua concentração, fazendo com que a criança conheça o mundo a sua volta de forma prazerosa, facilitando o processo de ensino - aprendizagem. O professor precisa compreender a música como uma linguagem e saber utilizá-la porque ela será um importante instrumento para o desenvolvimento infantil, Segundo Teca Brito

         

                   [...] é importante na educação porque a música é importante no viver, como uma    das formas de relação que estabelecemos conosco, com o outro, com o ambiente. Somos seres musicais, dentre outras características que nos constituem, e o jogo expressivo que estabelecemos com sons e silêncios, no tempo/espaço, agencia dimensões que por si só são muito significativas. Fazendo música trabalhamos nossa inteireza, o que é essencial.

        A música está presente em todos os lugares, e a criança é espontânea ao se expressar, sincera e a aprendizagem acontece quando realmente faz sentido. Infelizmente a música é utilizada na educação infantil, na maioria das vezes, como uma reprodução de cantos. É importante entender, que para tornar-se um aprendizado significativo e produtivo, a música necessita de uma estratégia bem panejada e orientada pelo professor. Uma simples canção não pode garantir aprendizagem ou que ela construa algum conhecimento. É importante que o professor apresente a música de maneira lúdica e estimulando a participação das crianças de maneira significativa.

         

         Através da música a criança pode expressar ideias e sentimentos, desenvolver valores e significados culturais e a integração do ser.  A música contribui com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança. As atividades lúdicas cantar, usar jogos, brinquedos que extrai som, devem ser utilizados pelo professor.

       Consequentemente, a integração entre os diversos aspectos com a interação e a comunicação social tem grande importância na linguagem musical. De uma maneira natural esses aspectos fazem parte da expressão humana, e são fundamentais na educação infantil.

       É por meio da música que a aprendizagem acontece com muito mais facilidade, desde que tenham-se recursos adequados, uma boa proposta pedagógica e professores com vontade de fazer a diferença.


  1. JUSTIFICATIVA

         A Música é uma linguagem muito rica em todos os sentidos, que desperta libertação na vida do ser humano, na liberdade de expressão, comunicação e socialização. Na Educação Infantil a música exerce uma influência na vida dos seres humanos, capaz de proporcionar descobertas e possibilitar vivências na aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento e no processo de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (306.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com