TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Do Texto De Marlise Giovanaz, Avalie De Que Modo Se Relacionam Os Espaços Urbanos, Sobretudo Os Patrimônios Que O Constituem, E As Memórias E Identidades Coletivas E Individuais?

Exames: A Leitura Do Texto De Marlise Giovanaz, Avalie De Que Modo Se Relacionam Os Espaços Urbanos, Sobretudo Os Patrimônios Que O Constituem, E As Memórias E Identidades Coletivas E Individuais?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  1.022 Visualizações

Página 1 de 4

• Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 do nosso módulo, dos textos O direito à memória: análise dos princípios constitucionais da política de patrimônio cultural no Brasil (1988-2010), de José Ricardo Oriá Fernandes, e Pedras e emoções: os percursos do patrimônio, de Marlise Giovanaz, bem como da reportagem abaixo, construa um único texto que obrigatoriamente explique:

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? A derrubada da Mansão Wildberger vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• De acordo com a leitura do texto de Marlise Giovanaz, avalie de que modo se relacionam os espaços urbanos, sobretudo os patrimônios que o constituem, e as memórias e identidades coletivas e individuais?

• De algum modo, Marlise Giovanaz coloca em cena a necessidade de uma mobilização social para a manutenção dos patrimônios materiais que compõem a cidade. Qual o papel do Estado e dos cidadãos na preservação desses bens?

Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 30 linhas.

PreQuestão 02 (2,0 pontos) – Com base na Aula 06 – Linguagem Literária – e nos seus conhecimentos, leia os dois textos que seguem:

Texto 01 – Notícia de Jornal

“O corpo do humorista Fausto Fanti, 35, do grupo Hermes e Renato, foi encontrado na tarde desta quarta-feira (30), em São Paulo.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar, ele foi encontrado já sem vida com um cinto enrolado no pescoço, em seu apartamento em Perdizes.

O caso foi registrado como suicídio no 23º DP (Perdizes). Segundo o boletim de ocorrência, Fausto deixou a filha na escola e não foi buscá-la. Por isso, a escola ligou para a mãe da criança que tentou localizar Fausto. A mulher, então, liga para Adriano Silva, amigo de Fausto e também membro do grupo humorístico Hermes e Renato. Silva foi até o apartamento do amigo e, com o porteiro do prédio, arrombam a porta e encontram Fausto no banheiro com um cinto enrolado no pescoço.

Procurado pela Folha por volta das 19h50, o humorista Bruno Sutter, que fez parte do grupo Hermes e Renato até 2012, ainda não sabia da morte do ex-companheiro. "Vou ter que desligar agora", disse.

Na década de 90, o grupo de quatro amigos começou a fazer pequenos quadros de humor que eram filmados ainda de maneira amadora. Os próprios humoristas descrevem essa fase da carreira como apenas brincadeira de fim de semana.

A carreira de Fanti despontou ainda nos anos 1990 na MTV Brasil. Segundo Zico Goes, que dirigiu a emissora, era comum receber material de comédia dos telespectadores. Em 1998, o grupo enviou uma fita VHS com uma esquete de comédia de uma dupla chamada Hermes e Renato. Foi paixão à primeira vista.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/07/1493548-fausto-fanti-da-dupla-hermes-e-renato-e-encontrado-morto.shtml

Texto 02 – Notícia de Jornal – Manuel Bandeira

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Os dois textos comentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com