TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Visaual

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

Qualquer imagem é construída a partir de pelo menos um elemento básico da comunicação visual.  Mas o que são estes elementos? Se analisarmos uma imagem, poderemos observar que ela é composta por pontos, linhas, cores, que quando combinados dão origem às imagens.

Os fatores básicos da linguagem visual são: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

Sendo o ponto o primeiro e mais ínfimo elemento estudado; usamo-lo como ponto de referência e/ou atração de olhar, fixando os olhos do espectador em alguma parte da imagem representada. Quando pensamos na representação gráfica do ponto, logo pensamos em um minúsculo circulo, mas o ponto pode ser também representado através de qualquer outra forma ou mancha que atraia os olhos de quem observa a imagem em questão. Quando muitos pontos estão justapostos, o elemento é denominado linha.

A linha, ou também chamada de traço, tem como função guiar os olhos do observador pelo espaço representado, podendo ser fina, grossa, multicolorida ou de apenas uma cor, cada qual nos transmitindo emoções diferentes. Por exemplo, uma linha traçada de maneira retilínea e firme, dissemina a ideia de rigidez; já uma linha traçada de maneira curva nos sugere suavidade.

Uma linha fechada num plano cria uma forma, produzindo espaços na superfície utilizada, mas, nas artes visuais, nem todas as formas foram originadas de uma linha, podendo também ser criadas a partir de cores, colagens, e texturas, por exemplo. Existem três formas básicas nas artes: o quadrado, o circulo e o triângulo equilátero. A partir de suas recombinações, deduzimos todas as formas físicas existentes. Estas formas também dão origem a outro elemento básico da linguagem visual: a direção.

A direção é composta por três sentidos elementares: o quadrado (horizontal e vertical); o triângulo (diagonal) e o círculo (curva), todos tendo um forte significado associativo e grande importância na criação de mensagens visuais.

Todos estes elementos têm como função orientar quem observa a imagem representada, sendo apenas uma pequena parcela da criação de imagens complexas, já que uma imagem de complexidade mais elevada necessita ser composta por tons, cores, texturas, dimensões e movimentos.

O tom é dado pela ausência ou presença de luz, e sua variação é responsável pela mensagem transmitida. “O mundo em que vivemos é dimensional, e o tom é um dos melhores instrumentos de que dispõe o visualizador para indicar e expressar essa dimensão.”

Ao nosso redor, existe uma enorme variedade de tons, que são parte integrante das cores. Quando alguém diz “verde”, sabemos de qual cor ela está se referindo, no entanto, há tantos tons de verde, quando estamos passando por períodos de grande quantidade de chuva, a grama fica tonalizada de um verde claro e vivo, mas quando passamos por períodos de seca, as folhas ficam verde amarronzadas. Mas com a imensa variedade de tons das cores, como podemos compreendê-las?

O estudo das cores dá-se com o entendimento da existência das cores primárias e secundárias, sendo as primárias o azul, o vermelho e o amarelo; e as secundárias: violeta, laranja e verde. As cores primárias são as cores puras, sem misturas, é através delas que obtemos outras cores. As secundárias são o inverso, elas são compostas por misturas das cores primárias, como por exemplo, ao misturarmos o azul e o vermelho, alcançamos o violeta. E por sua vez, as cores terciárias são a mistura de uma cor primária com uma secundária, tendo como exemplo o vermelho arroxeado, produto da mistura entre o roxo e o vermelho. Os tons das cores são dados a partir da luminosidade a quais são expostas, ou pela quantidade de branco e pretos adicionados a elas. Cores com valores de luminosidade mais altos possuem aparência mais alegre, sendo denominadas cores quentes, e por sua vez, cores com valores mais baixos, são denominadas cores frias; estas cores são derivadas do vermelho e do azul, respectivamente. Mas, nem todas as cores cabem nestas classificações. À exemplo disso, o amarelo e o roxo; o amarelo sendo categorizado como cor equilibrada, e o roxo não entrando em nenhum destes grupos, já que possui traços do azul e do vermelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com