TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Robótica na Informática

Por:   •  21/11/2018  •  Artigo  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Bruno Nagel

Ismael Müller

Jean Bock

Ronan Silva

Robótica na Informática

VENÂNCIO AIRES

2018

JUSTIFICATIVA

O grupo despertou o interesse pela robótica no primeiro ano de curso técnico em informática. A robótica foi nos na disciplina de Iniciação acadêmica pelo nosso coordenador Gelson Corrêa. Logo montamos o grupo e trabalhamos na construção de um robô sumô LEGO para a competição no campus.

Conseguimos nos destacar e vencer a competição e desde então seguimos trabalhando em novos robôs para novas competições em diferentes campus. Decidimos dar um passo à frente e montar um robô de outro tipo, saímos então da categoria LEGO para inciar o projeto em um robô de categoria pró ainda na modalidade sumô, pois é a modalidade que mais gostamos de trabalhar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Chegar em um modelo de robô mais aprimorado depois de vários aperfeiçoamentos e testes isso será possível, o grupo pretende levar o robô para competições neste ano 2018 e sair com resultado positivo.

Objetivo especifico

Aprender e desenvolver muita coisa para a construção do Robô Pró, como: Eletrônica, Mecânica, a programação do robô na plataforma do Arduino e depois de finalizado o projeto, aproveitar e viajar para outros campus não só para competições, mas também por causa das feiras para podermos mostrar nosso trabalho desenvolvido no IFSUL – Venâncio Aires.

Problema

É possível construir um Robô pro sumo no curso técnico de informática?

Hipótese

Construir um robô como esse não é uma tarefa impossível principalmente pelo fato de que entramos em contato com inúmeras equipes de outros campus a fora e isso nos ajudou bastante na parte tanto de hardware como de software do robô.

Além das aulas de linguaguem de programação do curso para entender a estrutra básica da linguagem do arduino, também tivemos algumas aulas de eletrônica o que nos permitiu ter uma base de como montaríamos o hardware do robô.

O arduino é formado por dois componentes principais: a placa arduino, elemento de hardware com o qual trabalhamos ao construir objetos; e o ambiente de desenvolvimento integrado do arduino, ou IDE, software executado no computador (NOVATEC. 2014, p.31)

Com todas as dicas de pessoas estudiosas e junto com a nossa força de vontade, vamos chegar ao resultado proposto do projeto

Metodologia

No primeiro ano na disciplina de Iniciação Acadêmica foi apresentado para a turma o LEGO, e quem tivesse um interesse maior então iria passar a vir em turnos apostos para realizar as construções dos robôs. Os integrantes do grupo atual é formado por 4 (quatro) alunos da turma que tiveram o maior interesse pela área. O prof. então sugeriu que participássemos de um pequeno torneio de robôs sumô onde o resultado foi positivo pois atingimos o 1° lugar, mais torneios surgiram a partir daí os desafios começaram a crescer juntamente com o interesse pela área da robótica.

Agora no 2°ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com