TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEMIOLOGIA

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

   UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO: DESIGN BACHARELADO

DISCIPLINA:  SEMIOLOGIAMATUTINO

PERIODO: 2 º TURNO: MATUTINO    ANO LETIVO: 2018/1

PROFESSORA: PAULO COELHO

AVALIAÇÃO:  2º Bimestre     TRABALHO  INDIVIDUAL

Elisvaldete Silva Lopes - 87654

TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO DA BANDEIRA DE SÃO LUIS

APRESENTAÇÃO 13/06/2018

Atividade apresentada ao professor Paulo Coelho, como requisito de avaliação da disciplina de Semiologia do 2º período do Curso Design Bacharelado da Universidade CEUMA.

São Luís

2018

                                         

  1. OBJETIVOS

             O objetivo deste trabalho é desenvolver a bandeira da cidade de São Luís Maranhão utilizando os conhecimentos e técnicas adquiridos em sala de aula da disciplina de Semiologia, fundamentando o uso das cores dentro da semiótica.

  1. FUNDAMENTAÇÃO

CONCEITO O PRODUTO:

         

Bandeira da cidade de São Luís.

2.1  -  INFORMAÇÕES SOBRE A BANDEIRA

           Esta bandeira foi projetada através de representações gráficas, o triângulo representa o barco e as estrelas representando as cidades que fazem parte da grande região metropolitana de São Luís.

PESCA:

           O litoral maranhense é muito extenso e favorável ao desenvolvimento da atividade da pesca com sua grande plataforma continental, estuários fluviais, marés e correntes marinhas, apesar disso, no Maranhão a pesca ainda é utilizada de forma artesanal, sendo considerado o 5º estado brasileiro que mais consome o peixe.

           Tem-se também a pesca fluvial desenvolvida em rios como Itapecuru, Pindaré, Mearim, Grajaú e Tocantins, nesses municípios a pesca é fonte de renda ou complemento de uma boa parte da população ribeirinha. Já na região da baixada maranhense a pesca nos lagos é de grande importância para a economia dos municípios que compõem a região, prova disso é o grande número de profissionais associados ao Sindicato dos Pescadores e Aquicultores do Município de São Luís – MA.

METROPOLIZAÇÃO:

            A primeira metropolização se deu em 1998 pela Lei Estadual Complementar n. 38/1998, na qual foram decretadas as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar,  como integrantes da grande metrópole São Luís.

            No ano de 2003, a cidade de Alcântara foi incluída nesse rol, passando a ser a 5ª cidade para compor essa região.

           Já em 2013 as delimitações atuais da Grande São Luís foram sancionadas abrangendo mais quatro cidades por meio da Lei Estadual Complementar 161/2013, foram elas: Rosário, Bacabeira, Santa Rita e Icatú, representados pelas estrelas presentes na bandeira.

           

CORES:

 Estudos cromáticos consideram a cor um elemento tão importante como a água e o fogo. É inaceitável um ambiente sem cores, o homem convive no seu dia a dia, na intimidade de seu lar, trabalho, roupas, natureza, praças, animais, tendo a cor uma importância muito grande. A cor é uma sensação visual, uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa os olhos.

A bandeira é um signo e carrega consigo toda a ideologia e história de uma cidade, país, povo ou mesmo de um time de futebol, portanto o emprego das cores é de suma importância, para isso a psicologia das cores deverá ser analisada para concepção de um projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (271 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com