TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Formatividade

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

JOSÉ TIAGO DE OLIVEIRA PINTO

 RA 8007638

RESUMO UNIDADES 1 E 2

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de ESTÉTICA PARA EDUCAÇÃO MUSICAL, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

POLO SÃO PAULO

ANO 2016

ESTÉTICA: A FORMATIVIDADE NA SALA DA VIDA

Podemos dizer que a teoria da formatividade segundo o esteta italiano Luigi Pareyson é o que vivemos dia após dia. Desde o nosso nascimento uma constante formação e evolução a partir das experiências vividas dos aprendizados que temos primeiro com nossos pais e familiares depois com amigos e colegas e professores que vão nos dando dados para fazermos vários INSIGHTS  para que nós tornemos uma obra formada e durante nossa vida sejamos executados e interpretados e reinventados dia após dia .

E na arte esse complexo modo de criação se baseia entre outros parâmetros o do existir a partir do fazer, transformar, tentar, sentir, praticar, experimentar viver a arte naquele momento em que ela está sendo criada ou recriada.

Para Pareyson são essas algumas questões reflexivas que fundamentam essa teoria: o nascimento do insight, o diálogo entre o autor e a matéria, a técnica do autor, seu conteúdo espiritual, e o complexo e aventuroso caminho de tentar, errar e corrigir. Estas são algumas etapas do processo de criação e invenção, logo após vem o que o esteta chama de forma formada, é o insight completo, restando agora a execução, leitura a interpretação da obra.

Esta leitura estética musical filosófica proposta pelo esteta italiano Luigi Pareyson, pode ser utilizada em inúmeras formas na sala de aula, como por exemplo; aguçar a curiosidade e a criatividade dos alunos em processos inventivos através da exploração dos sentimentos e sensações, ao apreciar a obra pela visão estética de Pareyson, estreitar os laços entre professor e aluno fazendo juntos uma análise de obras musicais do gosto do aluno e do professor, assim trazendo uma oportunidade para ambos se conhecerem através do gosto musical, desta forma o professor terá mais dados para preparar atividades de acordo com a realidade sócio cultural de cada aluno. Estas são só algumas possibilidades.

Através dos estudos de Pareyson fomos comtemplados com riquíssimas e poderosas armas pedagógicas, que após seu estudo me parece ser quase que impossível ou muito difícil enxergar o processo de ensino e criação não só da arte mas de diversos processo da vida sem olhar para a teoria da formatividade, por isso acho de suma importância o aprofundamento do estudo e prática no dia a dia deste olhar estético de Luigi Pareyson.    

Referências:

Unidade 2 – Teoria da Formatividade: uma ferramenta estético-filosófica do educador musical

Unidade 1 – Conceitos Pareysonianos: A porta de entrada para uma reflexão estético-educativa

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com