TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA FORMATIVIDADE E SUAS INFLUÊNICIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NO APRENDIZADO

Por:   •  19/3/2017  •  Dissertação  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

NOME: JECONIAS SANTOS DE MORAES

 RA: 8029634

TEORIA DA FORMATIVIDADE E SUAS INFLUÊNICIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NO APRENDIZADO

Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina de Estética Para a Educação Musical, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

POLO: Porto Alegre

ANO: 2017

TEORIA DA FORMATIVIDADE E SUAS INFLUÊNICIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NO APRENDIZADO

A teoria da formatividade nos faz pensar de forma mais ampla a respeito de obras de arte. Nos dá um caminho para guiar nossos futuros alunos para um aprendizado mais leve, mais dinâmico e menos engessado. Dando a eles a liberdade de inventar e imaginar.

A meu ver, ela segue o mesmo princípio do provérbio chinês que diz: ”Não dê o peixe, ensine a pescar”. Pois nos dá os passos a seguir, desde o início do processo criativo até o término, mostrando ao aluno que ele é capaz de criar e, assim sendo, fazendo-o ter um pensamento mais aberto quanto a arte, visto que teve a experiência de ver por uma outra ótica. A de criador e não de expectador.

Ela abre a porta do diálogo entre professores e alunos, fazendo com que o compartilhamento de ideias e experiências seja parte de um rico material didático, ajudando na formação musical e crítica.

Faz o aluno criar, fazer, refazer, corrigir e enfim completar a obra.

O professor propõe referências para dar o start na criação, com essa base e a capacidade inventiva, se abre um mundo de novas ideias e possibilidades para a criação. Tudo isso com cuidadosas intervenções técnicas do professor, para ter um equilíbrio entre técnica e criatividade, geram um ensino mais eficaz e totalmente voltado ao aluno, o que pode nos fazer refletir que isso se faz necessário em qualquer disciplina, pois deixaria as aulas mais dinâmicas, participativas, atrairia mais a atenção dos alunos e formaria um elo mais forte entre professores e alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com