TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cadeira Cesca - Análise Estrutural

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Paulista - UNIP[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Curso de Design de Interiores

Alessandra de Oliveira Nascimento

Bianca Andrade

Maria Paula Vieira de Sousa

Thalita Siqueira Lima

João Carlos Lopes

METODOLOGIA DE PROJETO PARA UMA CADEIRA MINIMALISTA

Cadeira Cesca- Análise Estrutural

SÃO PAULO

2017

Alessandra de Oliveira Nascimento

Bianca Andrade

Maria Paula Vieira de Sousa

Thalita Siqueira Lima

João Carlos Lopes

METODOLOGIA DE PROJETO PARA UMA CADEIRA MINIMALISTA

Cadeira Cesca- Análise Estrutural

Trabalho de metodologia

apresentado ao Curso

de Design de Interiores,

sob a orientação da

Profª Carmem Procópio,

para obtenção da

nota parcial ou total.

SÃO PAULO

2017


SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

  1. CADEIRA CESCA – ANÁLISE ESTRUTURAL

2.1 O SURGIMENTO DA CADEIRA

Historicamente, quando o homem era desprovido de qualquer forma de tecnologia sentavam-se, quando não no chão, em pedras. Nisso já podemos ter ideia de alguma necessidade desde os tempos remotos.

Toda criação surge de uma necessidade, a ideia da cadeira surgiu da necessidade de descansar sentado acima do nível do chão, em algum assento simples mesmo que sem encosto. Esses assentos se tornaram uma arte entre os egípcios antigos. Além de criarem assentos ornamentados, os artesões egípcios também pensaram em sua função, fabricando bancos dobráveis.

Mas as necessidades sempre surgem, então no Antigo Império, por volta de (2.650 – 2.575 A.C) os egípcios adicionaram o assento seu maior adorno: Um encosto para manter a pessoa sentada em posição reta. De início um encosto simples, mas logo foram criando outras formas e alturas, até serem acolchoadas para oferecer mais conforto e encostos mais altos.

Na revolução industrial com grandes mudanças, a cadeira passa a ser fabricada em série e cria-se um conceito para ela: a funcionalidade. O excesso de detalhes e adornos das peças antes artesanais abre lugar ao minimalismo, cumprindo forma e função e a busca pelo novo e essencial.

2.2 COMO FABRICAR UMA CADEIRA: COMPONENTES BÁSICOS

Em geral, para se fabricar uma cadeira é muito importante analisar, pensar sobre a sua estrutura para que ela cumpra a funcionalidade da cadeira. Basicamente sua estrutura é composta por uma base, apoio para braços, assento, encosto e revestimento destes. Independentemente do que uma cadeira possa oferecer a mais, ela deve ser capaz de sustentar o corpo que nela se senta, sem quebrar ou cair.

  1. ESTRUTURA E COMPONENTES DA CADEIRA CESCA

Criada por Marcel Breuer, a cadeira Cesca ganhou esse nome em homenagem à filha do arquiteto, Francesca, se tornando assim um ícone modernista aliando a produção em série ao design artesanal e minimalista.

Sua estrutura é composta por um Tubo de aço inox polido, já o assento e encosto são produzidos com madeira de eucalipto e palha natural trançada.

A cadeira Cesca veio revolucionar o mobiliário, unindo duas estéticas distintas - a da era industrial com o aço tubular, com a madeira e palha presentes no mobiliário doméstico.

Ela é composta através da torção do tubo de aço, material que permite a elaboração de vários artefatos devido a sua propriedade geométrica. Esse material possui resistência a flexão o que impede que o objeto não seja danificado quando alguém sentar-se sobre ela, tal característica acoplada ao fato de a cadeira ser uma estrutura contínua (sem cortes) é o que dá sustentação e permite a configuração que a cadeira possui (sem pernas na parte atrás)

  1. ATELIÊS DE METAL E MOBILIÁRIO NA BAUHAUS

Os ateliês em geral foram anunciados por Gropius no Manifesto, mas devido a Guerra, muito dos equipamentos foram destruídos e poucas oficinas funcionavam, sendo elas, encadernação, tecelagem e tipografia.

Em outubro de 1920 o Concelho de Mestres decidiu por uma segunda reforma na qual cada ateliê teria um Mestre da Forma, com o intuito de fazer com que o aprendiz tivesse dois mestres: artístico e artesanal.

O ateliê de Metal, no tempo de Itten, produzia artigos de formas suaves orgânicas ou  de uso diário como bules, samovares, candelabros, chaleiras, caixas, latas, entre outras coisas. Todos os artigos eram baseados em círculos e esferas e alguns nas leis da Secção Dourada.

Apenas em 1922 os estudantes conseguiram iniciar o trabalho quando Itten, diretor artístico, se demitiu devido à decisão de Gropius de desejar e encorajar o trabalho por encomenda.

O ateliê Mobiliário da Bauhaus, tinha um visual totalmente novo e atraente, aparentemente foi um dos primeiros ateliês a aceitar a necessidade de uma estandardização, a prova mais importante foi a cadeira de ripas de madeira que Marcel Breuer produziu no ano de 1922. Os móveis modernos criados sob a influência da escola da Bauhaus na primeira metade do século XX deram origem não só a estilos e formas, mas a tecnologias de fabricação e suas criações se multiplicam e sofrem releituras das mais diversas formas.

  1. CADEIRA MINIMALISTA – COMO PROJETAR

               Para se montar uma cadeira minimalista, existe uma análise a ser observado na hora de projeta- lá. E abaixo irei contar um pouco desta análise.

                Primeiro passo a ser seguido, o arquiteto ou designer tem que fazer protótipos e croquis para se imaginar a cadeira, para ir ajustando ela, e deixar ela do modo que se deseja e imagina. Depois já tudo ter sido decidido o designer deverá colocar medidas e ir aperfeiçoando o seu projeto e já ir colocando as medidas e os materiais que pretende que o seu projeta tenha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com