TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A essência do design na iluminação

Resenha: A essência do design na iluminação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Resenha  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

A Essência do Design na Iluminação

O Sentido do Lugar

Para demonstrar a definição de escritório, o autor se aprofunda no tema, e demonstra a importância de ter uma visão aprofundada quando vamos desenvolver um projeto.

Para projetar um determinado espaço é necessário dissecar o que será projetado, nesse caso o ‘’escritório”.

No texto é traçado um paralelo entre a arte e a natureza, beleza e harmonia, e como a iluminação pode se beneficiar desse conjunto de referências.

O exemplo citado é de um museu, nele é demonstrado a sensibilidade que deve existir devido ser um espaço que abriga obras de arte, ele utiliza o termo sensibilidade referindo-se o grau de dificuldade, para não tornar o espaço um ambiente monótono.

É utilizado como referência, a iluminação do museu americano de história, um dos lugares mais visitados dos Estados Unidos, ano após ano, um relatório feito á partir de um estudo para iluminação deste museu, mostrou que havia uma sinfonia entre tecnologia e o espírito do espaço, foi isso que permitiu ver o que precisava ser feito e executar o que fazia sentido.

Através desse estudo, eles desenvolveram um projeto de iluminação que o foco das atenções não seria o que estava sendo exposto e sim os visitantes, de modo a tornar a iluminação estimulante para eles.

A inspiração surgiu da visão das crianças que estão naquele espaço todos os dias, a imagem delas correndo através dos esqueletos, como camundongos elétricos aproximando-se deles.

A abordagem da restauração do museu foi de transmitir uma sensação única a cada visitante, tentando recriar a sensação da era pré-histórica , onde os dinossauros caminhavam imponentes e faziam a terra tremer.

O uso criativo da luz estava entre os principais elementos de sucesso dos saguões dos fósseis, eles priorizam a iluminação natural que tempos atrás tinha sido ignorada em uma reforma, essa utilização reduziu a necessidade de iluminação elétrica, além tanto no período diurno quanto noturno.

Além de economia de energia, o mais importante era demonstrar como a iluminação poderia tornar uma atmosfera muito mais agradável aos visitantes.

Cidade... Planejamento da Iluminação Urbana

No transcorrer do texto, notamos que ele nos mostra a respeito de iluminação na cena urbana e nos evidência que não se trata apenas de luz para os veículos nas ruas, é algo mais abrangente, a imagem da cidade está ligada a sua iluminação.

Uma frase que define uma linha de raciocino para seus objetivos urbanos no que se refere a iluminação:

- não faça planos pequenos, ele não tem a capacidade de fazer o sangue correr pelas veias, e provavelmente não serão executados.

Abraçando esses princípios, ele cita que você deve partir de um ponto macro da cidade talvez de um grande parque ou um edifício público, e que o resultado precisa revelar um senso de segurança, de fácil circulação e senso de localização, onde cada área seja reconhecida pelo caráter diferenciado da sua iluminação.

Ele cita dois exemplos de que não basta apenas sonhar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com