TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A filosofia desde seu surgimento foi interpretada de uma maneira erronia

Por:   •  3/4/2016  •  Tese  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

A filosofia desde seu surgimento foi interpretada de uma maneira erronia, com pré-julgamentos e conceitos que não são verídicos em relação ao mesmo. Esses julgamentos se dão pelo motivo da sociedade encontrar utilidade apenas nas coisas que tem alguma finalidade prática, sem se preocupar com o intelecto, com o entendimento interno e a crítica social. O homem desde sempre se ludibriou por riqueza e poder, com a mentalidade de que é esse o propósito do homem na terra, esquecendo o interior, o exterior, sem se questionar quem é, quem somos e por quê.

Com a sociedade moderna esses conceitos sobre a Filosofia só ganharam mais força, aliás, quem quer parar para pensar sobre alguma coisa, quem quer questionar alguma coisa, quem quer entender alguma coisa, sendo que podem jogar no Google e encontrar um meio mais rápido e simples de se entender?

Com a tecnologia avançando e a sociedade globalizada, o ser humano fica cada vez mais ‘preguiçoso’ intelectualmente, com milhares de acessórios de informação, basta meia dúzia de cliques e você tem um relatório completo do mundo.

Muitos se questionam “para que a Filosofia?” de uma forma irônica e desacreditada de que a Filosofia tem papel fundamental dentro á sociedade.

Então vamos esclarecer alguns pontos em relação à Filosofia:

Para que serve a Filosofia?

A Filosofia estimula a pessoa a entender como as coisas mudam ao seu redor, esse entendimento requer um conhecimento global, para que possamos entender o motivo e a razão das coisas.
A Filosofia nos leva a refletir sobre tudo, até sobre as coisas mais corriqueiras que passam despercebidas pelos nossos olhos.

A Filosofia retira o ‘comodismo intelectual’ criando interesse em debates, gerando duvidas sobre a sociedade, gerando duvidas sobre política, estimulando o questionamento e até facilidade em soluções.

Em suma, a Filosofia nos força a entender os conceitos diários, coisas corriqueiras que parecem banais ao ver da grande massa.

Agora que já entendemos a utilidade da Filosofia, creio que a credibilidade tenha aumentado. Então faremos com que a credibilidade seja maior, e mais significativa em relação a um termo MUITO utilizado e necessário para que possamos formas bons cidadãos. É necessário entender logo em seguida do ‘para que’ o seguinte: “qual o seu bem?”

Qual o bem que a Filosofia proporciona?

“Os filósofos são os eternos amigos da humanidade, e nos ensinam a enfrentar as adversidades.”

A Filosofia serve para que o homem saiba lidar com sua emoção, saiba se controlar e se por no lugar. Geralmente na sociedade moderna, as pessoas dizem que os Filósofos são frios e sem sentimentos pelo fato de raramente se emocionarem, ou deixaram que o lado emocional tome conta do seu interior.

A Filosofia te faz aceitar melhor e entender os tropeços da vida, fazendo com que a pessoa não fique em prantos com alguma frustração.

Conclusão:

Concluo que de acordo com as minhas pesquisas, o homem cada vez mais esquece de aprimorar o seu intelecto, se tornando apenas corpos vagos no meio de uma grande massa de pessoas.

Com a tecnologia avançando cada vez mais, aquele senso de questionamento vem morrendo e tudo o que se diz ser verídico, só é realmente verídico se for encontrado no Google.

A nova sociedade e os adolescentes estão ficando preguiçosos, lentos e sem senso critico. É preocupante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com