TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia é uma maneira de pensar, refletir sobre o funcionamento da vida

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ATIVIDADE DE AVALIAÇÂO A DISTÂNCIA 1 (AD1)

Disciplina: FILOSOFIA

Professor: Sérgio Sell        

Aluno: Thiago de Souza

Curso: Sistemas de Informação

Data: 26/09/2011

Referente às unidades: 1 a 5

Orientações e critérios de correção

  • Responda as questões com base no estudo efetuado no livro didático.
  • As avaliações só poderão ser refeitas se tiver havido erro técnico no envio da mesma.
  • As avaliações poderão ser refeitas apenas uma vez.
  • As avaliações iguais terão nota zero e não poderão ser refeitas.
  • É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.
  • As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas entre aspas e com a indicação da fonte no final da resposta.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.
  • Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

1. No Livro Didático você estudou que a Filosofia é um tipo de conhecimento com determinadas características. Dentre elas temos a radicalidade, o rigor, a dimensão crítica, a busca de uma visão ampla sobre as coisas etc. Igualmente, no seu cotidiano, você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:

  • O técnico de futebol: “– Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...”
  • Uma pessoa qualquer: “– Cada um tem a sua filosofia de vida...”
  • Um político: “– Quero agora falar da filosofia do meu partido...”

 Por isso, mediante um texto de aproximadamente oito linhas, comente as diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima. (2 pontos)

Resposta

A filosofia é uma maneira de pensar, refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. É uma forma de observar a realidade que procura pensar nos acontecimentos além das suas aparências imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto, pode pensar sobre a ciência, sobre a religião, a arte, o próprio homem em sua vida cotidiana, e tudo isso pode ser objeto da reflexão filosófica. Cada expressão popular se resume basicamente a Filosofia, por ser uma análise do conhecimento e de vida que cada ser humano possui.

Cada vez que criticamos, tentamos respostas e soluções e esbarramos em dúvidas, buscando sabedoria e a verdade, todos nós podemos ser filósofos.

2.  Depois de explicar em que sentido Sócrates utiliza a expressão ‘todos são ignorantes’, diga quais são as pessoas mais preparadas para superar a ignorância segundo o mesmo pensador? (2,0 pontos)

Resposta

  Sócrates acreditava que sua sabedoria era limitada à sua ignorância, daí a frase “só sei que nada sei”, para ele os erros é consequência da ignorância humana.

  Quem tem consciência que não sabe, e está pronto pra aprender, sabe muito, e quanto mais sabe, percebe que mais tem a aprender. Ser consciente de sua própria ignorância é saber que tem muito para ouvir, ler, viver e aprender, estes são os verdadeiros sábios preparados para superar a ignorância.

E quem acha que sabe tudo, não esta aberto para apreender, e na verdade não sabe nada.

3. A Teoria do Conhecimento estuda, entre outras coisas, o processo de conhecimento, isto é, como o homem conhece as coisas. A Teoria de Conhecimento de Platão pode ser conhecida, em parte, através da metáfora da Alegoria da Caverna. Portanto, depois de JULGAR cada assertiva abaixo com base na referida metáfora discutida no Livro Didático, assinale com V (quando verdadeira) e com F (quando falsa)  justificando as últimas (as falsas): (3,0 pontos)

a)( V  ) Ser prisioneiro é estar preso as opiniões, ao senso comum, ao conhecimento superficial obtido pelos sentidos que não são totalmente confiáveis.

Justificativa

b)(   V  ) Sair da caverna significa se libertar do conhecimento mínimo, do senso comum e ir em busca da verdade, da ciência, isto é, do conhecimento verdadeiro e superior.

Justificativa

c)(  F   ) Os prisioneiros viam as sombras e estas são reais.  No entanto, eles não viam as sombras como sombras das coisas, mas como se fossem as próprias coisas.  Quando isso acontece o prisioneiro tem consciência de sua condição de prisioneiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com