TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Das Artes

Casos: Movimentos Das Artes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).

O impressionismo é considerado como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. Anteriormente a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola flamenga, o gótico e a tendência romântica, por exemplo).

A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.

Os movimentos artísticos parecem ser um fenômeno quase exclusivo da Arte Ocidental. O termo refere-se a tendências em artes visuais e arquitetura, e por vezes literatura. Na música é mais comum falar de géneros e estilos.

Dentre tantos movimentos artísticos, este trabalho irá abordar quatro dos mais importantes e que marcaram época: Abstracionismo, Expressionismo, Fauvismo e Impressionismo.

1. Abstracionismo

O abstracionismo é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. Caracteriza-se por não procurar reproduzir as formas e as cores naturais. É o mesmo que arte não-figurativa ou não-representativa. Pintura abstrata é qualquer manifestaçäo artística que, desprezando a mera cópia das formas naturais, tenha por ambição criar formas outras que nem imitem e nem simplesmente dupliquem as naturais.

Origem

A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstracionista.

Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

Reações contrárias

Quando a arte abstrata surgiu no começo do século XX, provocou muita polêmica e indignação. A elite europeia ficou chocada com aqueles formatos considerados “estranhos” e de mau gosto. A arte abstrata quebrou com o tradicionalismo, que buscava sempre a representação realista da vida e das coisas, tentando imitar com perfeição a natureza.

Estilo

Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.

Arte Abstrata no Brasil

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951). Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar: Antônio Bandeira, Ivan Serpa, Iberê Camargo, Manabu Mabe, Valdemar Cordeiro, Lígia Clarck e Hélio Oiticica. Estes dois últimos fizeram parte do neoconcretismo.

Sobre o branco II - obra abstrata de Kandinsky (1923)

(Musée National d´Art Moderne, Centre George Pompidou, Paris)

2. Expressionismo

O expressionismo caracterizou-se pela deformação ou exagero das figuras e buscava expressão dos sentimentos e emoções do autor. Traduziu a desordem espiritual e a exaltação subjetiva de seus cultores, reduzindo os valores sociais a um estado de caos e desespero. Desenvolveu-se paralelamente ao Futurismo, na Itália, influenciando os movimentos modernistas. O expressionismo divide-se em dois grupos: o que dá ênfase à plástica e o que dá ênfase à forma psíquica.

Surgimento

Em oposição ao Impressionismo, o Expressionismo surge no final do século XIX com características que ressaltam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão.

História e características

Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, que também foram influenciados por esta manifestação artística. Outro importante pintor expressionista foi o norueguês Edvard Munch, autor da conhecida obra O Grito.

Além de sua forte manifestação na pintura, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc. Na literatura, há muitas obras que refletem a crise de consciência que tomou conta da sociedade antes e depois da Primeira Guerra Mundial.

Na década de 40, surge o expressionismo abstrato, este movimento foi criado em Nova York por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko. Aqui os estilos eram bem variados e buscavam a liberação dos padrões estéticos que até então dominavam a arte norte-americana.

Expressionismo no Brasil

Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas, os artistas expressionistas mais importantes: Candido Portinari, que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos.

Outros representantes do expressionismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com