TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pop Arte

Tese: Pop Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 4

-O que é Pop Arte

Pop Arte é a abreviatura de Popular Art (Arte Popular). Foi um movimento inspirado na cultura de massa, ou seja, popular, essa vertente transformava temas do cotidiano em obras, refletindo de maneira criativa e ácida os traços e contornos da sociedade de consumo. Este movimento foi criado pelo crítico inglês Lawrence Alloway no final da década de 50. Foi nos Estados Unidos e na Inglaterra que ela teve destaque.

Suas raízes provêm do dadaísmo de Duchamp (a utilização do non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem, como na fala de um bebê) e tinham como objetivo fazer oposição ao expressionismo abstrato, que predominava desde o término da Segunda Guerra Mundial, trazendo a tona o conceito de arte figurativa.

Principais Características da Pop Arte

Uma das principais características da pop arte era a crítica irônica que fazia a sociedade, por meio dos objetos de consumo. Temas da publicidade, quadrinhos, ilustrações entre outros, eram constantemente utilizados como inspiração para compor sua trajetória no mundo das artes.

Suas obras tinham como principais características o detalhamento de figuras e objetos expressando de uma maneira diferente a vida consumista da sociedade como retratar embalagens de alimento, latas de refrigerantes, panfletos de propaganda, história em quadrinhos, bandeiras, pessoas, animais e outros objetos deixando-os maior que a figura original, a repetição ou colagem usando cores diferentes dessa mesma figura também é uma das principais características bem utilizada no estilo Pop Arte pelos artistas.

Pop Arte: características das obras

Tanto na pintura como na arquitetura ou em outras formas de representar arte, os formatos apresentados são variados para que a peças fiquem com resquícios do natural, mas que seja vista de forma diversificada e inovadora para que novos olhares estejam projetados sobre ela, mudando radicalmente o conceito de arte naquele momento para a sociedade e tendo suas principais características. Os principais materiais utilizados são acrílico, poliéster, goma espuma, gesso, matérias fluorescentes, tinta, entre outros que eram criados através da tecnologia, dando mais valor as inovações vindas da era tecnológica agregando assim uma das principais características.

-Principais Artistas e Obras

*Andy Wharhol: Maior representante da Pop Arte. Além de pintor foi também cineasta.

Impossível falar de pop arte sem citar Andy Wharhol, com uma visão irônica e ácida do mundo, ele costumava fazer serigrafias e retratos seriados sobre telas de mitos como Marilyn Monroe, Pelé, Elizabeth Taylor, Jacqueline Kennedy e Elvis Presley. O que possibilitou que ele mostrasse sua concepção da produção mecânica da imagem em substituição ao trabalho manual.

Criou obras memoráveis como o retrato colorido de Marilyn Monroe, a lata de sopa Campbell e as garrafas de Coca-Cola e outras obras que ficaram marcadas para sempre nesse estilo Pop Arte com suas principais características.

*Peter Blake: Foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles e também desenvolveu trabalhos com pinturas e colagens durante sua vida.

*Wayne Thiebaud: Pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. Suas obras reproduzem tanto o relacionamento entre as pessoas quanto atitudes desinteressadas dando um ar mais despojado e nostálgico, mantendo em todas elas as cores azul, púrpura e verde.

*Roy Liechtenstein: Pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas.

*Jasper Johns: Pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954.

*Robert Rauschenberg: Acreditava ele, que a pintura se relacionava com a vida e com a arte, assim buscando agir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com