TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento de Artes e Ofícios

Tese: Movimento de Artes e Ofícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade – UNIDADE V

B – Pesquise obras que representem cada um dos movimentos de design.

C – Faça um documento com ao menos uma obra de cada um dos movimentos.

• SHAKERS

Os Shakers acreditavam na função do objeto mais que no valor decorativo, o móvel deve ser simples, útil e muito bem feito, perfeito no acabamento, possibilitando a limpeza da casa. Para os shakers o trabalho é a oração.

Conceitos de referência: perfeição, pureza, ordem, simplicidade, dura¬bilidade, funcionalidade, utilidade. Na produção de excelentes móveis de madeira, perfeitamente adequados às suas funções, detec¬tamos as bases do Funcionalismo. O resultado: perfei-ção, aliada a uma estética minimalista incontestável. Cadeiras de tipo Shaker foram produzidas em grandes séries, já que os serviços religiosos das comunidades eram feitos na presença de todos os membros, sentados.

Por volta do tempo da Guerra Civil Americana, os Shaker da comunidade de Mount Lebanon, Estado de Nova Iorque, aumentaram significativamente a sua produção de cadeiras e a venda para o exterior. Foram tão bem sucedidos, que várias grandes empresas de móveis passaram também a fabricar e vender as suas versões de «Shaker Chairs». Devido à óptima qualidade artesanal das cadeiras originais, uma peça de mobiliário Shaker atinge altíssimos preços.

• Movimento Arts and Crafts:

Arts & Crafts foi um movimento estético surgido na Inglaterra , na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer.

“William Morris design para o papel de parede ‘Trellis’, 1862″

• Art Nouveau :

Hotel Tassel. Bruxelas, 1892. Arquiteto Victor Horta. Imagem <fotopedia.com> e <arquiteturadobrasil.files.wordpress.com>

Apesar do Art Nouveau ter adquirido tendências locais distintas na medida que sua dispersão geográfica espalhou, algumas características gerais são indicativos da forma. A descrição publicada na revista Pan do quadro Cyclamen (1894) de Herman Obrist descrevia a obra como “curvas violentas e repentinas geradas pelo estalar de um chicote”, ficou muito bem conhecida durante a propagação inicial do Art Nouveau. Subsequentemente, não só a obra ficou conhecida como The Whiplash como também o termo “whiplash” passou a ser frequentemente aplicado às curvas características usadas pelos artistas do Art Nouveau. Tais padrões decorativos “whiplash’, formados por linhas dinâmicas, ondulantes e fluídas em um ritmo sincopado, são encontrados na arquitetura, pintura, escultura e outras formas de design Art Nouveau.

• Deutscher Werkbund:

- As origens da Deutscher Werkbund estão no Arts & Crafts inglês: Hermann Muthesius, o “Consul Cultural” na Inglaterra, leva estas idéias para a Alemanha

- Dentre os Integrantes, Peter Behrens foi o que mais inspirou a posterior 2ª geração de arquitetos (Le Corbusier, Mies e Groupius)

- Behrens cria uma série de grafismos e desenhos pensando em facilitar a sua reprodução, (Art Nouveau Depurado)

Simplifica linhas e formas – facilita a produção

- Na arquitetura, a Deutscher Werkbund introduz o uso intensivo do vidro, a estrutura metálica exposta, e, principalmente, oferece uma resposta lógica e funcional das necessidades construtivas.

• De Stijl:

O movimento De Stijl pode ser dividida em três fases:

-1º fase de 1916 a 1921, formativa e centrada na Holanda.

-2º fase de 1921 a 1925, de maturidade e de disseminação Internacional.

-3º fase de 1925 a 1931, de transformação e dissolução final.

No início desta primeira fase Mondrian, que foi o mentor intelectual do movimento, não produziu nenhuma pintura, antes escreveu o seu ensaio teórico divulgando seus pensamentos neoplásticos. O que mais chama a atenção nesta obra é o uso de cores primárias em conjunção com uma armação linear preta. Foi ele (Rietveld) quem primeiro estabeleceu este sistema cromático. Nesta primeira fase, não houve produção arquitetônica. Somente na segunda fase começaram as primeiras construções com design De Stijl.

Gerrit

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com