TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DA ATIVIDADE HUMANA NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

IMPACTO DA ATIVIDADE HUMANA NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A mudança climática é uma realidade e já se tornou incontestável. A emissão contínua de gases de efeito estufa provocará um maior aquecimento e, de longo prazo, mudanças em todos os componentes do sistema climático, aumentando a probabilidade de um impacto severo, generalizado e irreversível para as pessoas e os ecossistemas.

O mundo já atravessa por diversos impactos climáticos como, por exemplo, a elevação total no nível do mar no último século que se deveu principalmente à combinação da expansão em volume da água nos oceanos e do derretimento de gelo em glaciares na Antártica e na Groenlândia, os dois fatores promovidos pelo aquecimento global. 

Ademais a Terra caminha atualmente para um aumento de pelo menos 4ºC até 2100 na comparação com o nível da era pré-industrial, o que gerará grandes secas, inundações, aumento do nível do mar e extinção de muitas espécies, além de fome, populações deslocadas e conflitos potenciais.

De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), os cientistas têm 95% de certeza de que a emissão dos gases que agravam o efeito estufa por meio da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais causas do aquecimento global registrado desde meados do século XX.

Nesse contexto, o uso de energias renováveis, o aumento da eficiência energética, a diminuição do desmatamento e o desenvolvimento de outras medidas destinadas a limitar as emissões custariam muito menos que enfrentar as consequências do aquecimento global. A conta a pagar atualmente para atingir a meta ainda é possível, porém adiar a resposta aumentaria espantosamente a fatura para gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com