TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Humanas E Impactos Ambientais

Ensaios: Atividades Humanas E Impactos Ambientais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades humanas e impactos ambientais

Desde quando o ser humano surgiu, ele utiliza a natureza para a sua sobrevivência pois ela é fonte de vida que fornece as matérias primas vegetais, minerais e animais com as quais nos alimentamos e fabricamos produtos.

Antigamente o ser humano sobrevivia da caça, da pesca e da coleta de vegetais. Mais tarde, ele dominou as técnicas da agricultura e da criação de animais, isso permitiu assegurar a sua sobrevivência e possibilitou que a população crescesse.

A partir dos séculos XV e XVI, com a revolução das técnicas de navegação os seres humanos puderam se espalhar por todo o mundo.

No século XVIII, a revolução das técnicas de fabricação fez a produção aumentar. Essa época foi chamada de Revolução Industrial. Outras revoluções técnicas e cientificas dos séculos XIX e XX deram ao ser humano um maior controle sobre a natureza. Ao mesmo tempo, o capitalismo se consolidou como sistema de organização da produção e da vida socioeconômica.

Como esse sistema é regido pelo lucro a natureza passou a ser explorada de forma desmedida, como se nunca acabasse. Ela deixou de ser vista como fonte de vida mas sim como fonte de lucro. Isso causou a extinção de muitos seres vivos gerou grande desequilíbrio ecológico.

Alterações antrópicas

Pode se notar que muitos ecossistemas, ou biomas, foram destruídos e outros estão em processo de destruição, colocando a terra e seu equilíbrio natural em perigo.

As maiores alterações do meio natural ou dos biomas ocorreram:

⦁ Nas florestas temperadas dos EUA, do Canada, da Europa, da China e do sudoeste da Austrália. Nessas áreas, as florestas foram praticamente destruídas para ceder lugar a agricultura, pecuária, industrias, cidades, rodovias, ferrovias etc.

⦁ No bioma denominado vegetação mediterrânea, onde há grande adensamento populacional como portos marítimos, cidades balnearias, intensa ocupação do solo pela agricultura e pecuária.

⦁ Em parte do bioma floreta tropical úmida na américa, na África e na Ásia. Além de se constituírem áreas de forte e contínua alteração antrópica, como é o caso da mata atlântica no Brasil, essas regiões possuem também áreas de alteração moderada ou descontinua e fraca ou pontual, como a Amazônia. Cabe aqui observar, entretanto, que caso o ritmo de desmatamento da floresta amazônica continue elevado, como verificado nos últimos anos, as consequências serão drásticas.

Além desses biomas profundamente alterados, há ainda:

⦁ Biomas de alteração antrópica moderada ou descontinua e meios parcialmente transformados: é o caso do bioma florestal boreal e de certas áreas do bioma florestas tropicais úmidas.

⦁ Biomas de alteração antrópica fraca ou pontual, com meios naturais pouco ou não transformados: é o caso dos inlândsis (São espessas camadas de gelo sobre terras emersas, cobrindo todas as formas de relevo. Ocorrem na Groenlândia e na Antártida) e da tundra, que apresentam obstáculos para a fixação humana, como clima muito frio e geleiras continentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com