TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Última Sessão de Freud Análise Peça Teatral

Por:   •  22/3/2024  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 2

"A Última Sessão de Freud" emerge como uma peça teatral provocativa e intelectualmente estimulante, ao criar um encontro fictício entre dois ícones do pensamento do século XX: Sigmund Freud, representado magistralmente por Odilon Wagner, e o renomado escritor C. S. Lewis, interpretado por Claudio Fontana. A trama se desenrola em uma narrativa cativante, onde esses dois intelectuais, cada um moldando seu campo de estudo, se confrontam de maneira apaixonada em torno do dilema central entre ateísmo e crença em Deus.

A trama da peça se desenrola de forma envolvente à medida que Freud, o pioneiro da psicanálise, e Lewis, escritor e apologista cristão, exploram suas visões de mundo e se aprofundam em questões existenciais. A dualidade entre a abordagem científica e a perspectiva religiosa cria um terreno fértil para debates acalorados, mas também revela nuances inesperadas na interação entre esses dois grandes pensadores.

O diálogo entre Freud e Lewis vai além das simples discussões teológicas, estendendo-se para territórios filosóficos mais amplos, como o sentido da vida, a natureza humana, a complexidade das relações interpessoais, a mortalidade e a expressão da sexualidade. Essa abrangência temática enriquece a peça, proporcionando ao público uma experiência intelectualmente desafiadora e reflexiva.

Um dos pontos mais marcantes da peça é a habilidade de conectar-se com o público através do humor e da sagacidade. Embora o tema seja profundo e por vezes existencial, a presença de momentos leves e engraçados permite que o espetáculo alcance uma gama mais ampla de espectadores, mantendo o interesse e a atenção do público.

A escolha de resgatar a escuta como ponto central para uma boa conversa é especialmente relevante, destacando a importância do diálogo aberto e da compreensão mútua, mesmo diante de ideias conflitantes. Esse elemento adiciona uma camada de humanidade à trama, aproximando os espectadores dos dilemas pessoais enfrentados pelos personagens.

Ao abordar temas tão profundos com humor e perspicácia, a peça se destaca como um veículo poderoso para promover diálogos significativos sobre fé, ciência e a complexidade da condição humana. Ao resgatar a arte da escuta e apresentar a profundidade por trás das personalidades públicas desses dois notáveis intelectuais, a peça deixa uma marca duradoura, convidando o público a continuar refletindo sobre as questões levantadas mesmo após as cortinas se fecharem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com