TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud Além Da Alma Resumo

Artigos Científicos: Freud Além Da Alma Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 4

Freud Além Da Alma

O filme Freud Além da Alma foi um impacto, pois aborda um dos momentos cruciais da trajetória do médico Freud.

No filme, a cena onde o Dr. Charcot realizava seus estudos sobre a histeria, por meio da hipnose. Dois pacientes que sofrem de histeria são hipnotizados pelo médico onde ordenam os pacientes a obedecerem, um dos pacientes com paralisia das pernas e o outro um tremor em todo o corpo sob os efeitos da hipnose, os mesmos pacientes, atendendo inconscientemente as ordens do médico, trocam seus sintomas. Charcot explica que os sintomas das enfermidades só têm cura enquanto estão com o efeito da hipnose. Porém, é visível na demonstração da hipnose a incredulidade dos médicos que assistiam a demonstração. Essa incredulidade é esperável, devido a sociedade que na época era cartesiana. No entanto, após a demonstração brota os primeiros estudos do inconsciente por Freud, que se apoiou nos experimentos de Charcot. Os estudos iniciados por Freud foi interrompido no momento que ele sente o peso dos preconceitos vindo da sociedade e de seu mestre. Essa interrupção é brevemente desconsiderada pelo o próprio, que atende ao pedido de eu mestre, que antes de morrer pede a Freud para dar continuidade ao seu estudo após o mesmo revelar que sofria de histeria.

O que existia na época de Freud permanece, pois ainda hoje é comum encontrar na nossa família pessoas que tenham situações semelhantes às dos pacientes de Freud. Pessoas com comportamentos como o choro sem motivo aparente; ataques nervosos (gritar, puxar os cabelos, etc.), dentre outros. Os médicos não tratavam as causas, somente os sintomas, dando medicamentos que não tratavam, mas minimizavam os ataques.

Freud também é acometido por dúvidas: as críticas sociais e científicas; o temor do seu próprio inconsciente, e, ainda, o ciúmes que sua esposa tinha das pacientes que ele tratava, por isso hesitou, ele teria como questão ética a importância de seus estudos para a humanidade, sabia que poderia contribuir na cura das doenças mentais, mas tinha medo.

O filme, também nos impunham cenas onde Freud obtém sonhos estranhos, onde aparece sua mãe e uma cobra deslizando sobre ela. Freud começa a construir relação entre sonho e o inconsciente, começando a desvendar os seus significados partindo de suas experiências de vida.

No nosso cotidiano, as relações que temos entre o sonho e a realidade são muito arbitrárias e abstratas, pois não temos um conhecimento aprofundado da psicanálise. Indagamo-nos a partir dos sonhos sobre seu significado. Para algumas pessoas, os sonhos significam um bom presságio, como por exemplo, sonhar com doença traz saúde; sonhar com acidente é vida longa. Muitas vezes, também somos influenciados por pessoas que convive com ao nosso redor, algumas nos dizem que eles vão se realizar, outros dizem para esquecer os sonhos, ou seja, uma relatividade. Freud após os sonhos começa a se questionar o por quê dos fatos ocorridos nos sonhos, até q surge a pergunta: A função sexual seria posterior à puberdade, como todos acreditavam na época?

Freud inicia um diálogo consigo mesmo - inaugurando o método de associação livre que mais tarde recebe o nome de método catártico. Usando esse método com ele próprio e com seus pacientes, ele investiga a relação de amor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com