TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALOGIAS ENTRE OBRAS

Por:   •  1/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

  CENTRO DE ENSINO SESI / SENAI – SOBRADINHO DF

Analogias sobre a revolução feminina “entre suas obras” e a peça Casa de Boneca- Ibsen” (Que obras? Eu tenho obras?Quais?)

Luan Cauê Cruz Pereira Moreira

Este trabalho está voltado para compor a nota referente a AV2 de Artes Cênicas  no 3º Trimestre

                           2 º “a”

BRASÍLIA DF

2016

SUMÁRIO

Desenvolvimento

      Revolução Feminista.......................................................................Pagina 1

    Biografia do Ibsen.............................................................................Pagina 1

      Biografia de Georgia .........................................................................Pagina 2

      Analogias entre as obras................................................................Pagina 2

Bibliografia.............................................................................................Página 3

1

DESENVOLVIMENTO

  • REVOLUÇÃO FEMINISTA

             Feminismo  é um conjunto de  movimentos políticossociaisideologias e filosofias que tem como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses.

             O feminismo alterou principalmente as perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito. As ativistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro,[1][10][11] pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.

  • BIOGRAFIA DE IBSEN

               Casa de é uma peça teatral do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen de1879. Começou a ser escrita em 1878 e foi concluída em 1879, sendo representada pela primeira vez no “Det Kongelige Teater”[3], em Copenhage. No período de 2 meses, a peça foi encenada nos principais teatros escandinavos, provocando muitas polêmicas, mediante o teor, que denunciava a exclusão das mulheres na sociedade burguesa[4]. Com essa peça, Ibsen passa a ter destaque dentro e fora da Escandinávia. Onde percebe-se claramente a defesas das causas feministas.

  • BIOGRAFIA DE GEORGINA DE ALBUQUERQUE

                                            2

Como a artista plástica Georgina de Albuquerque saiu das sombras do ex-namorado famoso e tornou-se uma das precursoras da participação das mulheres nas artes plásticas do país. Considerada a introdutora do impressionismo no Brasil, Georgina nasceu em Taubaté, em 4 de fevereiro de 1885, e viveu em uma época em que a mulher não tinha o mesmo direito que o homem. Foi uma “mulher de República. Era sufragista e lutava pelo direito do voto da mulher”, descreveu seu neto João Lucilio de Albuquerque. Trinta anos depois quebrou outra regra e tornou-se a primeira mulher a ser diretora da Escola de Belas Artes.

  • ANALOGIA ENTRE AS OBRAS SUPRACITADAS

        Por todas as vias de dúvidas percebe-se, o fator comum entre as três obras é revolução feminista (Três?), tanto no Brasil quanto na Europa. Sendo que todas têm por base a opressão machista sobre a Georgina e obra de Casa de bonecas. Comprava-se que todas querem e lutam pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo. Está comprovação se dar pela analise de trabalho em três pontos:

-1 º: Característica da vida de Georgina de Albuquerque e a da personagem Nora ( Casa de Bonecas):

            Está primeira característica se deve pelo fato de Georgina de Albuquerque ser uma mulher à frente de seu tempo, pelo fato de viveu em uma época em que a mulher não tinha o mesmo direito que o homem, é quando a mesma estava buscou, assim como várias outras lutas. No caso com paralelo comprava-se com a seguinte parte da peça: “Nora, quem conseguira o dinheiro, através de um empréstimo que ainda pagava com pequenos sacrifícios e economias, sem seu marido saber”, onde Nora fez um empréstimo para salvar a vida de seu marido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com