TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES E CRIATIVA

Por:   •  10/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.345 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

Pelotas/RS

Pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação na Educação

   

Desafio de Aprendizagem entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do (a) tutor (a) EAD: Silvana Maria Batista.

                         RA:                                           NOME:                                                      

                   5709140646         ANA PAULA SILVA DA COSTA

                   5706140176         CAROLINE FLORES DE OLIVEIRA

                   4300078122         CLÁUDIA BOLDT

                   5709144405         KELE PEREIRA MENESES DA LUZ  

                   5706140669         NEUZA MARIA DOS SANTOS BLANKE

                 

 

Pelotas 17 de setembro de 2014.

Introdução:

 Neste trabalho queremos apresentar a importância da disciplina de artes na educação atual, o grupo se reuniu na Biblioteca Pública Municipal de Pelotas onde acessamos os sites sobre Arte que foram sugeridos para a conclusão do presente trabalho, pesquisamos e discutimos a importância do ensino de artes no currículo escolar e também no desenvolvimento do aluno, assim como o quanto o conhecimento sobre a arte estimula a criatividade, reflexão e a desenvoltura do ser humano para nos tornarmos cidadãos com mais autonomia e que conheça a cultura do nosso País, do Mundo e da Região em que vivemos.

Registros individuais das memórias escolares:

Acadêmica: Neuza Maria Dos Santos Blanke - entre as décadas de 80 e 90 quando eu freqüentei o ensino fundamental, as aulas de Arte eram bem limitadas, não havia muito estimulo por parte dos professores para que os alunos desenvolvessem a criatividade na maioria das aulas eram dadas folhas com desenhos prontos e os alunos somente pintavam ou fazíamos recortes e colagem, mas lembro de uma professora em especial que nos deu uma atividade diferente onde os alunos preparavam uma massa com papel, detergente e cola e usavam a criatividade para moldar o que lhes viesse à cabeça. A recreação era restrita aos períodos de educação física onde se jogava vôlei e handebol, à hora do recreio, e alguns professores após os alunos terminarem os conteúdos liberavam o finalzinho da aula para algumas brincadeiras.

Acadêmica: Caroline Flores De Oliveira- na minha época no ensino fundamental nos anos 90 eu tinha dois períodos de educação artística por semana e a professora sempre pedia uma lista de material básico para utilizarmos durante o ano que se baseava em folhas de oficio, cola, tesoura, lápis de cor, canetinha e giz de cera, na verdade se usava muito pouco a criatividade na maioria das vezes fazíamos trabalhos orientados pela professora a não ser quando nos reuníamos em grupo para fazer alguma exposição, então fazíamos cartazes com recortes, trabalhos com argila e tinta guache. Mas em uma visão geral tenho lembranças muito boas das minhas aulas de artes e a parte que eu mais gostava era de fazer cartazes com bolinhas de papel crepom, recortes de jornal e tudo que fosse com colagem.  A parte de recreação tinha períodos separados que também eram dois por semana e se resumia a práticas de esportes como vôlei e futebol e sempre que eu tinha um tempo livre na escola gostava de jogar vôlei ou três cortes com meus colegas.

Acadêmica: Kele Pereira Menezes Da Luz- quando eu estava no ensino fundamental as aulas de artes eram restritas ao que o professor propunha em sala de aula, coloríamos desenhos de datas comemorativas e usávamos materiais como erva mate, raspas de lápis para colar e preencher os desenhos, feijão e milho para fazer determinadas formas geométricas, linha de lã, algodão e etc. Nesta época até que as aulas eram bem dinâmicas comparando com as das minhas colegas mas mesmo assim era de acordo com o que a professora levava e eu gostava muito de desenhos com tinta. Na recreação os meninos ficavam separados das meninas e cada um brincava com o que gostava dificilmente tinha brincadeiras dirigidas como brincadeiras de roda.                        

Acadêmica: Ana Paula Silva Da Costa- na minha época as aulas de artes não eram muito interessantes, se resumia a tudo que o professor colocava para os alunos fazer, não se usava muito a criatividade. O que mais se fazia era pintar desenhos com giz de cera e colar recortes de revista em cartolina, a parte que eu mais gostava era quando a professora levava os alunos para o pátio da escola para juntar folhas ou terra para fazermos trabalhos coletivos e na parte da recreação os alunos ficam livres para brincar do que gostasse os meninos preferiam futebol e as meninas brincadeiras de roda e eu gostava de brincar nas arvores e na pracinha.

Acadêmica: Cláudia Boldt - o período em que cursei as séries iniciais foi no final da década de 80, nessa época acredito que o ensino artístico nas escolas  não era tão diversificado como nos dias de hoje. Na época usávamos um caderno de desenhos, também pintávamos muitos desenhos  impressos em mimeógrafo. Lembro-me dos trabalhos enfeitados com casca de lápis de cor, de quando raspávamos o giz de cera para obter um pozinho colorido, que utilizávamos em nossos trabalhos e de pintar ovos, coisas simples mas que ficavam bonitas e eu gostava muito de fazer. Na recreação predominavam os jogos como vôlei e futebol, quando era liberada a brincadeira livre, brincávamos de pega-pega.

 

De acordo com as reflexões de nossas vivencias podemos perceber que em quase todos os casos o professor exigia muito pouco do aluno era mais trabalhos prontos que exigia pouco da criatividade e que contribuíram pouco para o conhecimento cultural. Percebemos que nenhuma de nós durante o ensino fundamental participou de um teatro de um grupo de dança de uma oficina ou algo do gênero e notamos a importância que esse tipo de atividade tem na vida acadêmica de um aluno e a falta que esse tipo de atividade faz para a vida social do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com