TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SUGESTÕES DE APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS

Por:   •  18/11/2018  •  Bibliografia  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

SUGESTÕES DE APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS

A apresentação de uma monografia, seja de conclusão de uma disciplina, seja de conclusão de curso, se constitui como uma consolidação de toda uma jornada destinada na redação de uma pesquisa. Dessa forma, o pesquisador ou pesquisadora deve levar em conta que na sua apresentação ele/a não precisa falar tudo que escreveu, mas apenas fazer uma síntese de sua escrita. Esse procedimento deve ser seguido porque quando o professor/a (orientador/a) ou a banca examinadora avalia a apresentação, eles já leram a monografia. Torna-se então repetitivo para eles terem que ouvir tudo aquilo que já foi lido. Então, deve-se apresentar a monografia de uma forma ou de uma natureza distinta do texto monográfico. Eis, um guia sugestivo de apresentação por meio de slides (data show)[1].

OBS: PROCUREM COLOCAR A IMAGEM DA CAPA AO LONGO DOS SLIDES OU COMO FUNDO OU AO LADO DO TEXTO!!

SLIDE 1: CAPA DA MONOGRAFIA COM A CAPA FANTASIA.

SLIDE 2 OU MAIS: SUMÁRIO. Deve-se ser explicado cada tópico. Dizer o que cada tópico trata. Falar de forma resumida e sintética, sem precisar fazer fundamentações teóricas e metodológicas.

SLIDE 3 OU MAIS: INTRODUÇÃO. Colocar apenas a origem do interesse da pesquisa; o local da pesquisa; os autores trabalhados na pesquisa; as contribuições que a pesquisa pode dar.

SLIDE 4 OU MAIS: AS PROBLEMATIZAÇÕES OU QUESTIONAMENTOS. São as perguntas retiradas da introdução derivadas do projeto de pesquisa

SLIDE 5 OU MAIS: OBJETIVOS. Descrever o objetivo geral e os objetivos específicos. É importante que sejam devidamente explicados, sem ficar apenas lendo.

SLIDE 6 OU MAIS:FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Apresentar apenas um tópico teórico que mais retrata a temática. Por exemplo, se a monografia tiver dois ou mais capítulos teóricos, selecione aquele que mais diretamente tem a ver com a sua temática. Se tiver apenas um tópico teórico, apresente-o de forma resumida e selecionada. Não é preciso apresentar tudo que escreveu, selecione partes que considerar importante mostrar à Banca.

OBS: Resuma em tópicos. Evite slides carregados de textos.

SLIDE 7 OU MAIS: METODOLOGIA DA PESQUISA. Devem-se ter os seguintes pontos:

  • O tipo de pesquisa ou método de procedimento: estudo de caso, etnografia, etc. Você apenas coloca uma citação conceitual de um autor ou autora selecionados na monografia, tipo: Segundo Triviños, (1995, p.?), o estudo de caso é: “.................................” Em seguida mostrar porque a sua pesquisa é um estudo de caso, tipo: desenvolvemos um estudo de caso no local tal.....;
  • Sujeitos da pesquisa;
  • Instrumentos de coleta de dados. Se foi questionário, entrevistas, observação. Explicar com quem e como foram feitos. Ex: Questionário (Professores da 1ª série) Entrevista (Diretora).NÃO PRECISA fazer a fundamentação teórica dos instrumentos de coleta de dados.
  • Forma de análises dos dados. Explicar como foram analisadas e interpretadas as informações. Ex: análises e interpretação por meios qualitativos de quadros de respostas dos entrevistados e/ou quantitativos (tabelas estatísticas).

SLIDE 8 OU MAIS: A PESQUISA EMPÍRICA

  • Descrever rapidamente a caracterização do local da pesquisa. (OPCIONAL).[2]
  • Análises dos dados. Selecione algumas questões quando forem mais de 8 perguntas. Selecione aquelas que têm mais relação com a pesquisa. No caso de 6 perguntas, selecione 4 perguntas. A forma de escrever no slide é assim: você coloca a pergunta e em seguida as respostas dos sujeitos.[3] Coloque apenas uma citação teórica da monografia que iluminou as análises. Veja:

Concepção de Alfabetização

Sujeito

Respostas

Diretora

“kkkkkkkkkkkkkkkkkk”

Professora

“kkkkkkkkkkkkkkkkkk”

“A alfabetização é um ato político e pedagógico que permite uma transformação interior e exterior”. (NUNES, 2012, p. 36).

OBS: A explicação se dá apenas na fala, sem precisar por nos slides o que foi escrito na monografia.

SLIDE 09 OU MAIS: CONCLUSÃO. Descrever os pontos positivos, negativos e as sugestões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com