TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VISÕES DO MUNDO DA ARTE

Por:   •  19/7/2020  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

VISÕES DO MUNDO DA ARTE

Arte, cultura e território

As imagens que você vai ver a seguir têm origens bem diferentes. A primeira foi feita pelo povo indígena Wajãpi, que habita uma região ao norte do Brasil, e a segunda, pelo artista uruguaio Joaquin Torres-García, o mesmo que fez a América invertida, que você viu na abertura deste capítulo. São expressões artísticas que revelam formas bem particulares de ver e compreender o mundo.

Os Wajãpi vivem em territórios que ocupam dois países: o Brasil e a Guiana Francesa.                                                      Eles possuem uma forma particular de se expressar visualmente chamada kusiwa, que está relacionada à sua maneira de viver e de  perceber o mundo, os seres humanos, de acordo com seus mitos e tradições ancestrais. Kusiwa faz parte do cotidiano dos Wajãpi, principalmente na pintura de seus corpos, mas atualmente também em objetos e em papel, usando materiais que tradicionalmente não usavam.Trata-se de uma expressão artística coletiva, que é enriquecida, com o tempo, com as contribuições individuais.

Os Wajãpi usam tintas de origem natural e mineral, com ingredientes obtidos na região onde vivem, para a pintura corporal, hábito que também é comum a outros povos indígenas. Na composição de arte kusiwa, predominam linhas e formas geométricas.

Composição é a organização dos elementos visuais no espaço de uma obra. Ao fazer um desenho ou outro tipo de obra visual, a escolha da posição dos pontos, linhas, formas , cores e outros elementos no espaço é um trabalho de composição.

O ponto e a linha são dois elementos visuais básicos.                                                                                                                     O ponto é o elemento visual mínimo. Ao colocar e tirar um lápis sobre uma superfície, por exemplo, cria-se um ponto.

A linha é como um conjunto de pontos unidos. Em uma composição, a linha pode criar as sensações de direção e de movimento, pois os olhos a acompanham pelo espaço. Vários pontos juntos em sequência também geram as mesmas sensações, pois a tendência do olhar é uni-los.

Colocar FIGURA

A forma é o elemento visual criado por um espaço que visualmente se separa do que está à sua volta. Ela pode ser delimitada por uma linha visível e definida ou somente pelo preenchimento de uma área com uma cor diferente da que está ao seu redor.                                                                  Há  três formas geométricas consideradas básicas, que são iguais de todos os lados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com