TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTO TEORICO

Artigo: ASPECTO TEORICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  6.060 Palavras (25 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 25

ASPECTOS TEÓRICOS

Émile via a sociologia como nova ciência. Acreditava que era necessário estudar a vida social com a mesma objetividade com que os cientistas estudam o mundo natural. Seu princípio era de que os fatos deveriam ser estudados como coisas.

Dizia que os fenômenos ocorrentes dentro da sociedade deveriam ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais. Para ele, a sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões, esta sociedade é algo que está fora e dentro do homem, ao mesmo tempo, devido ao que se adota de valores e princípios morais. E estes valores adotados são o que influenciam a educação das pessoas.

Outro aspecto teórico que o Durkheim deu bastante importância foi a divisão do trabalho social, afirmava que, em uma sociedade, cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Esta forma poderia levar todos ao progresso e avanço.

Durkheim possuía várias teorias, mas utilizava uma em especial que fundamentou os objetivos dos seus principais livros: Da Divisão do Trabalho Social, As Regras do Método Sociológico, O Suicídio e As Formas Elementares de Vida Religiosa. Tal teoria seria denominada por Durkheim como “Fatos Sociais”. Essa teoria surge quando DURKHEIM afirma: “Os fatos sociais devem ser tratados como coisas”.

A partir de tal afirmação Durkheim fundamenta o que viria a ser a formulação da sociedade que este tanto idealizava. Nesta sociedade havia a questão do normal e do patológico. Também se tinha a questão da definição do fato social e através da mesma obteve suas características e as regras que possibilitariam um sociólogo a realizar sua análise e contextualização, que será apresentado como objetivo no seu livro As Regras do Método Sociológico.

A sociedade, para ele, possuía divisões das funções do trabalho e devido a isto pôde obter a expressão solidariedade e seu conceito. Como as sociedades não são as mesmas, para cada uma surge uma forma de solidariedade. Nesta questão teremos os tipos de solidariedade. Este tema se encontra como objetivo no livro Da Divisão do Trabalho Social. Esta divisão não seria possível se ele não utilizasse a questão do fato social, já que a mesma possui relação direta com os temas abordados nos livros, como já foi salientado anteriormente.

Na sociedade de Durkheim havia também a socialização, onde o homem deixa de pensar só nele e passava a pensar em todos que participam da sua sociedade, ou seja, aceitaria os costumes e hábitos da mesma. A partir desta socialização surgia à consciência social e esta por sua vez “controlava” a consciência individual, que seria o homem no estágio de um animal selvagem, que só pensava em seus benefícios próprios. Dentro desta consciência coletiva obtém-se o fato social, que será sua principal tese.

Essa parte social que foi formulada por Durkheim é utilizada na atualidade em partes, já que ainda existe a questão do individualismo, onde as pessoas que compõem a sociedade não realizam seus deveres e só querem ter seus direitos respeitados. São poucos aqueles que pensam no bem social, nos outros, nos indivíduos que compõem a sociedade que esses indivíduos participam. Então não podemos dizer que é uma sociedade, já que não obedece aos princípios formulados por Durkheim. Mas no geral a maioria dos princípios são respeitados e, principalmente, obedecidos, existindo algumas subgestões em relação a alguns conceitos. A partir destas subgestões entra a questão da área filosófica, que não será discutida neste contexto.

Durkheim realizou uma contextualização da sua sociedade e ela foi de extrema importância na construção da mesma que temos hoje e sem ela não poderíamos formular a parte social dos indivíduos e, sem dúvida, não seríamos capazes de nos relacionar com outros indivíduos de mesma espécie, ou seja, não poderíamos exercer uma relação de solidariedade com outros seres humanos. E por isso ele é considerado o melhor sociólogo que já tivemos na história e tem extrema importância na sociedade.

• CONSCIÊNCIA COLETIVA

Mesmo que os indivíduos possuam suas consciências individuais, seus comportamentos e atitudes podem ser notadas no interior do grupo ou da sociedade que vive. Este comportamento padronizado dos indivíduos na sociedade é o que Durkheim chama de consciência coletiva.

• Os Fatos Sociais

Durkheim definiu os fatos sociais como “maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam essa notável propriedade de existirem fora das consciências individuais.” (DURKHEIM, 1893, p. 3). Os fatos sociais são fenômenos, e possuem as seguintes características:

• Coerção Social

Os fatos sociais exercem uma força sobre o indivíduo, o que o leva a se conformar às regras da sociedade.

• Exterioridade

Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade.

• Generalidade

Os fatos sociais se repetem na maioria ou em todos os indivíduos.

• Solidariedade

Com esta ideia, Durkheim tenta explicar o que gera a formação da sociedade e o que faz com que ela não se dissolve. Ele classificou a Solidariedade em dois tipos:

• Solidariedade Mecânica

Formada no consenso e na similaridade de crenças, quando um espaço é relativamente pequeno para existir diferenças individuais. Mais ocorrente em regiões rurais, geralmente é formado em torno de uma família, religião, tradição ou costumes, havendo uma pequena divisão do trabalho social.

• Solidariedade Orgânica

Típica das sociedades capitalistas é criada a partir da interdependência entre os indivíduos, causada pela aceleração da divisão do trabalho. Ao contrário da Solidariedade Mecânica, o que vai manter o grupo unido é a interdependência baseada nas diferenças, com isso a Consciência Coletiva se amolece.

• A SOCIEDADE PARA DURKHEIM

A sociedade, figura 2, para Durkheim, teria normas para uma boa convivência entre os indivíduos que fazem parte dela e precisaria que seu todo apresentasse coesão. Essa estrutura nem sempre apresentaria mesmas características, mas ainda sim existiria esta estrutura que chamamos de integração. Caso um grupo de indivíduos não apresente essa integração, o mesmo não poderia ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com